A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA


Autor:

MARCOS VINÍCIUS SOUSA LEAL

 

 

Orientador:

CLEBER SILVA E SILVA

 

 

 

Palavras Chaves:

Ciências Ambientais

Educação Ambiental

Recursos Hídricos

Ensino por Investigação

 

Linha de Pesquisa:

Sociedade e Natureza

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A educação, na ótica da transformação, pauta-se na dinâmica dos sujeitos, tornando-os críticos, reflexivos e investigadores das suas realidades, permitindo uma aproximação maior daquilo que o rodeiam, nos quais tornam-se atuantes e participativos na busca por soluções de problemáticas de cunho ambiental. A busca por soluções faz parte do escopo da educação ambiental, uma vez que a mesma se dá por vias complexas quando se relaciona nas esferas social, econômica, etc. Mediante o exposto e da problemática: “como impulsionar a educação ambiental, tornando-se importante para os sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral impulsionar a educação ambiental através da investigação a ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental II (educação básica) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Marcelino de Oliveira, em Ananindeua-PA. A metodologia adotada é de perfil exploratória, onde o sujeito foi o centro analisado a partir das interações sociais e de seu desenvolvimento individual e coletivo durante a Sequência de Ensino por Investigação (SEI). Para a análise dos dados foi utilizado o estudo de observação e da estatística descritiva, sendo esta dissertação como quali-quantitativa.

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