A UTILIZAÇÃO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS

ANA PAULA APARECIDA BAXUK DOS SANTOS

SUSICLEY JATI

Coorientador:

FELIPE FONTANA

Ferramentas Didáticas

Sensibilização Ambiental

Aprendizagem

Ensino não-formal

Aprendizagem por descoberta

Aulas de campo

Não Informada

Não Informado

PROFCIAMB UEM

Ano: 2018

O trabalho foi estruturado apresentando um referencial teórico no qual foram abordados tipos de aprendizagem e as ferramentas didáticas com enfoque nas trilhas interpretativas. Como desenvolvimento experimental, foi realizada uma aula de campo com o objetivo de verificar a contribuição das trilhas interpretativas como ferramenta auxiliar na fixação do conteúdo curricular (cadeias tróficas). Participaram da aula no Parque Municipal de Engenheiro Beltrão/PR, denominado Parque da Gruta, alunos do terceiro ano do ensino Médio de um Colégio Estadual. Como metodologia, foram aplicados dois questionários: um pré-visita, que auxiliou na compreensão de qual era o entendimento que os alunos tinham sobre o tema, e outro pós-visita, que permitiu verificar se a experiência da trilha interpretativa havia colaborado para a fixação dos conceitos e relações exploradas no trajeto. Com a análise dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos tem idade entre 16 e 17 anos, reside na zona urbana e é do sexo feminino. Os dados mostraram uma melhoria nas respostas dadas pelos alunos em relação ao primeiro questionário, com aprofundamento teórico das respostas. Desta forma, pode-se concluir que a utilização de trilha interpretativa foi positiva como auxiliar na fixação do conteúdo programático. Com a preocupação de que esta experiência fosse facilmente replicável, como produto, foi apresentada uma Sequência Didática, que poderá ser utilizada como subsídio ao professor para a realização da aula de campo.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional