A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL SEARS (Software de educação ambiental sobre Resíduos sólidos) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ELIZETE NERES MONTEIRO

DAVIS CASTRO DOS SANTOS

Software Sears

Software Educacional

Ensino Tecnológico

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2022

Esta dissertação consiste em uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (livro didático) e quantitativa (intervenção didática), desenvolvida com alunos do ensino médio integrado em informática do 1º, 2º e 3º ano do Instituto Federal do Pará Campus Cametá e tem como objetivo analisar a utilização do software SEARS para a contribuição dos processos de ensino e aprendizagem das ciências ambientais com o uso de tecnologias educacionais acerca da destinação final de resíduos sólidos produzidos no município Cametá-Pará. Para a construção dos dados foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário estrutural no Software SEARS utilizando a metodologia da pesquisa ação, que consiste em três fases: Fase exploratória que considera as ações como avaliativas para resolver o problema. Nessa etapa foram planejadas as ações a partir de um diagnóstico da situação: Fase de Ação, execução das ações a partir do roteiro: Fase de avaliação, onde foram apresentados os resultados das ações no contexto da investigação e suas consequências a fim de que possam ser extraídos ensinamentos favoráveis para prosseguir a experiência numa ferramenta tecnológica como o Software educacional SEARS. Os resultados foram organizados em seções distintas de acordo com a séries que foram pesquisadas 1º ano. 2º ano e 3º ano. Como produto foi apresentado uma ferramenta educacional de integração e colaboração através de pré-teste, diagnóstico e pós-teste. O software SEARS de própria autoria, também se classifica como um software livre e ficará disponível para auxiliar professores e pesquisadores gerenciado pela professora/pesquisadora. Os dados analisados foram recolhidos no banco de dados do Software Sears para análise do pré-teste e do pós-teste aplicados durante a intervenção didática com a utilização do software. O resultado final proporcionou alta adequação didática quando foi aplicado no 2º e 3º ano e não tão bem concebida para o 1º ano, talvez pelo fato da turma não está dominando completamente as tecnologias educacionais que sendo utilizados no ensino remoto, devido a pandemia do novo Corona vírus.