ABELHAS NATIVAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO DISCENTE EM AGROPECUÁRIA

MARCOS CIONE FERNANDES DA SILVA

NELITON MARQUES DA SILVA

Ciências Ambientais

Insetos sociais

Meliponídea

Recurso Didático

Recursos Naturais e Tecnologia

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2021

O objetivo desse estudo foi avaliar a importância do aprendizado sobre a vida das abelhas nativas sem ferrão, como recurso didático de sensibilização dos discentes do Curso de Nível Médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, localizado no município de Coari-AM, e contribuir para conservação de abelhas nativas, por meio de uma Sequência Didática (SD). As abelhas nativas são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção, instigam a curiosidade dos adolescentes e estão relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. As atividades da SD foram planejadas seguindo o princípio da interdisciplinaridade. Questionários foram aplicados com perguntas abertas para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre as abelhas nativas. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Para se verificar as diferenças do rendimento dos alunos antes e após a aplicação da SDs foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon (p valor = 1%), já que as amostras são pareadas. Todas as análises estatísticas foram realizadas no pacote estatístico REALSTATISTICS. Ocorreu a aplicação das seguintes Sequências Didáticas com as temáticas: Conhecendo o tema Abelhas nativas e Educação Ambiental, oficinas com abelhas, trilha ecológica e o concurso de fotografia. A aplicação das SDs avaliou a efetividade e os desafios desse tipo de aprendizagem. Após a aplicação do instrumento de aprendizagem em formato de sequência didática, elevou substancialmente a forma de compreensão e entendimento dos alunos sobre educação ambiental e conservação de abelhas nativas sem ferrão, no processo de formação interdisciplinar dos alunos do curso técnico em Agropecuária do IFAM campus Coari.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional