AGRICULTURA CONVENCIONAL E AGROECOLÓGICA: SABERES CONSTRUÍDOS E COMPARTILHADOS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM CAFARNAUM-BAHIA

ELAINE CRISTINA COSTA MONTINO BASTOS

TAÍSE BOMFIM DE JESUS

Aprendizagens Significativas

Agricultura Sustentável

Educação Ambiental Transformadora

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2019

Esse estudo tem como objetivo promover reflexões em estudantes do ensino médio sobre a agricultura convencional e agroecológica, a fim de fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e do seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Para atingir este objetivo, espera-se investigar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os agrotóxicos, mobilizar a comunidade escolar em ações relacionadas às formas convencional e agroecológica de produção de alimentos, informar aos estudantes sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual no sistema convencional e produzir um guia digital sobre a agricultura convencional e agroecológica no contexto escolar.
O Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizado no município de Cafarnaum, estado da Bahia, foi escolhido para o desenvolvimento do trabalho por ser a única escola a ofertar ensino médio à população local, com estudantes do campo e da cidade, tendo 720 alunos matriculados nos três turnos. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória descritiva de caráter misto, e englobou questionários (semiestruturados, aplicado a 186 estudantes previamente e pós-mobilização), além de atividades artísticas e literárias, palestras, aulas de campo e as exposições. Os resultados do questionário prévio, evidenciam que a faixa etária do público alvo está entre 14 a 29 anos, com a mediana em 16 anos de idade. A maior parte dos estudantes responderam que adquirem os alimentos em feiras livres, e apenas 9% consomem o que planta.
Os dados mostram que os estudantes associam o termo agrotóxicos a veneno e 92% dos
estudantes acreditam que os agrotóxicos poluem o meio ambiente e afetam a saúde das pessoas.
Os resultados das visões artísticas e literárias, demonstraram que os educandos não vêem os agrotóxicos como alternativa viável para a produção agrícola, mas como perigo à saúde humana e ao meio ambiente. Nesse grupo estão os estudantes que intitulam os agrotóxicos como veneno, pois mata não só os insetos famintos que atacam as plantações, mas prejudica o próprio trabalhador rural e aplicador de agrotóxicos, além dos consumidores. Os resultados dos questionários pós-mobilização revelaram que a percepção dos sujeitos da pesquisa sobre o uso dos agrotóxicos nas lavouras continuam a mesma, contudo, o conhecimento sobre a agroecologia foi ampliado consideravelmente nas visitas de campo e trabalhos de pesquisa para a exposição do sistema agroecológico. Observou-se entres os pesquisados, a vontade de transformação à medida que havia apropriação dos conhecimentos em práticas agrícolas sustentáveis.