AGROECOLOGIA NA CIDADE: RECONECTANDO SABERES POPULARES À EDUCAÇÃO FORMAL

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2021

Os impactos antrópicos nos ecossistemas já trazem consequências sociais e econômicas e afetam os elementos básicos da vida para as populações do mundo: água, alimentos, moradia e saúde. As cidades são locais especialmente vulneráveis e a urgente necessidade de uma educação que contribua para a sustentabilidade demanda o desenvolvimento de estratégias criativas nos espaços formais e informais. O uso de jardins com base na Agroecologia, Agroflorestas e Permacultura se mostram promissores para a sensibilização, engajamento e prática da sustentabilidade. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver materiais didáticos para popularizar práticas e conceitos agroecológicos no contexto urbano, conectando saberes populares à Educação Formal. Assim, se deu a construção participativa de uma Cartilha de Educação Popular para Agroecologia e Saúde nas cidades, acompanhada por um Guia para Uso Escolar no Ensino Médio. A fonte do conhecimento popular se deu na vivência das mulheres negras e periféricas do Grupo Espaço Mulher, Comunidade de Passarinho (Recife, PE), e da Rede Pela Transição Agroecológica, coletivo formado durante a pandemia para a Soberania Alimentar nas cidades. A fonte do conteúdo formal se deu nos trabalhos do Sistema Agroflorestal Experimental do Centro de Biociências da UFPE e na implantação de jardins pedagógicos na Escola de Referência em Ensino Médio Prof. Cândido Duarte (Dois Irmãos, Recife). A colheita dos conhecimentos se deu por meio de: consulta e registros da prática agroecológica nos locais, aplicação de questionários, rodas de conversa e consultas individuais. Os princípios de metodologias inovadoras como a Educação Ambiental Vivencial, a Ecologia Profunda e o PEADS (Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) alicerçam essa construção, bem como outros materiais didáticos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma vez finalizadas, a Cartilha e o Guia foram avaliados e validados por Educadores(as) Populares e professores do Ensino Médio desde os critérios de Avaliação do Produto Técnico e Tecnológico da CAPES. A partir das respostas, o material foi aprimorado para divulgação em formatos digitais e impressos, de modo a contribuir para a práxis da sustentabilidade.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional