Autor:
CLEIDE LINA DE OLIVEIRA CERQUEIRA
Orientador: ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO
Palavras Chaves: Água Educação ambiental Sequências didáticas Proposta pedagógica
Linha de Pesquisa:
Projeto Estruturante:
Instituição: PROFCIAMB UEFS
Ano: 2019 |
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo a elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de Educação Ambiental na escola pública, considerando as possibilidades e potencialidades de utilização da água como tema gerador, em uma perspectiva crítica, dialógica e interdisciplinar, de maneira que seja possível discutir a sua importância para a comunidade local. Pretende-se investigar de que maneira a problemática da água pode ser incluída na proposta de Educação Ambiental de uma escola de Ensino Fundamental no município de Iraquara, Bahia. Trata-se de uma pesquisa colaborativa envolvendo os professores de todas as disciplinas, coordenação e direção da Escola Municipal Roberto Figueira Santos, da rede municipal de ensino de Iraquara, Bahia. O trabalho utilizou abordagem qualitativa e a coleta de dados a partir elaboração uma proposta organizada em sequências didáticas, produzidas, junto aos professores dos finais do Ensino Fundamental, que atende a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, com a realização de um grupo focal, com a participação de 09 professores, 01 coordenador e 01 diretor da referida escola, seguidas da realização de três oficinas para a discussão do tema, elaboração, sistematização e validação das propostas de sala de aula, buscando discutir e identificar as possibilidades da temática e o potencial pedagógico de organização das sequências didáticas como motivadoras da aprendizagem. Os resultados obtidos indicam a importância de discutir a temática água em diferentes situações organizadas e articuladas em torno da diversidade de ferramentas educativas com diferentes fontes, estabelecendo uma relação entre presente e passado, entre pesquisas de campo e uso de ferramentas tecnológicas. As SDs planejadas para a proposta enfatizam o processo contextualização, problematização, ação propositiva e sistematização de conhecimentos para despertar o senso crítico em relação à compreensão da problemática da água e demonstram grande potencial para a promoção da construção de novos conhecimentos pelos estudantes. A escola tem um papel relevante na discussão da temática, considerando a dimensão crítica da Educação Ambiental, merecem destaque no âmbito das sequências que constituem proposta a diversidade de ferramentas utilizadas e um percurso metodológico que garante espaço para os conhecimentos prévios dos estudantes; circulação de uma diversidade de saberes dos estudantes e das áreas; trabalho colaborativo com a possibilidade de interação e a troca de conhecimentos; e a relação com a comunidade. |
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