ÁGUA, CONHECIMENTO E AÇÃO LOCAL: CARTILHA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2018

A escassez da água, recurso vital para os seres vivos, decorrentes de mudanças climáticas, de gestão pública, ou por ambos, faz com que se busquem soluções urgentes, com o envolvimento da população em ações que minimizem as consequências oriundas da crise hídrica. Em razão disto é impreterível buscar formas de educar, que provoquem mudanças de atitudes por meio, sobretudo, da Educação Ambiental (EA), com a disseminação de conhecimentos sobre o ambiente, como bem comum da humanidade, a fim de reforçar à sua preservação e utilização sustentável. Assim, a EA é indispensável no processo de sensibilização/mobilização da população. Esta pesquisa defende a relevância de incentivar a construção de conhecimentos sobre água, a partir de uma realidade hídrica local, oportunizando a discussão, a análise e a reflexão sobre o papel que cada um possui quanto ao uso consciente deste recurso vital, propõe-se assim, a elaboração de uma cartilha sobre os recursos hídricos de Pesqueira/PE, cidade do agreste de Pernambuco, que sofre com a escassez de chuvas na região. Para a composição deste projeto foram realizados levantamentos bibliográficos e documentais sobre disponibilidade de água na Terra, a EA amparada por cartilha educativa, cidadania e meio ambiente. Além, de uma pesquisa exploratória sobre os reservatórios de abastecimento de água, no município de Pesqueira/PE. A cartilha aborda o tema água quanto à importância, disponibilidade, regiões hidrográficas brasileiras, água no município, a crise hídrica, uso consciente da água e as fontes alternativas de água. O público-alvo são os estudantes dos anos finais, do Ensino Fundamental, do 6o ao 9o ano. Pois, conforme os Parâmetros para Educação Básica de Pernambuco, para esse nível de ensino, os conteúdos de ciências naturais deverão abordar temas relacionados ao meio ambiente e água. Foram realizadas oficinas educativas para a apresentação e validação da cartilha, com estudantes de uma escola da rede pública estadual do município. Participaram também da validação da cartilha professores, equipe gestora da escola, representantes de órgãos públicos municipais e de organizações humanitárias sem fins lucrativos. Assim, com essa pesquisa constatou-se a importância de se trabalhar a educação ambiental focando a partir de um contexto local, e ampliar o tema, de forma globalizada, buscando o entendimento da dimensão da questão ambiental, e especificamente, da crise hídrica.