ÁGUA IN FLOR: PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA

JOCINEIA SOUZA DA CONCEIÇÃO SANTOS

ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO

Coorientador:

MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO

Água

Educação ambiental crítica

Alfabetização científica

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2020

O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver propostas didático-pedagógicas em Educação Ambiental Crítica, considerando o protagonismo estudantil no combate ao desperdício da água. A pesquisa realizou-se na Escola Municipal Maria Antônia da Costa (EMMAC), em Feira de Santana – Bahia. Deste modo, sob uma perspectiva de Educação Ambiental Crítica (EAC), propôs-se realizar ações pedagógicas variadas nas dependências da escola, contra o desperdício de água dos filtros dos aparelhos de ar-condicionado do pátio da escola, que, por fim, terá por culminância a produção de material com orientações instrutivas das propostas didático-pedagógicas realizadas: construção de uma Trilha Intuitiva, por estudantes e professores, no chão da escola; construção de um jardim vertical, com materiais de base reciclável e flores naturais; criação portfólio fotográfico das atividades vivenciadas e exposto posteriormente no 9º Congresso do Meio Ambiente da escola; constituição do grupo Guardiões da Água EMMAC, em que os estudantes foram promovidos a agentes multiplicadores do combate ao desperdício de água, apresentando-os à comunidade escolar. Enquanto produto educacional desenvolveu-se um E-book Interdisciplinar descrevendo as propostas didático-pedagógicas em EAC, em torno do Projeto Água in Flor. Pretendeu-se, enquanto escopo teórico dessa pesquisa valer-se da Alfabetização Científica (AC) e da Educação Ambiental Crítica (EAC), por considerar que seus pressupostos teóricos compreendem o desenvolvimento de sujeitos críticos, na perspectiva de ampliação da conscientização acerca do combate ao desperdício de água. O percurso metodológico desenvolvido nessa pesquisa foi o estudo de caso, com aplicação de questionário e realização de entrevistas, sendo 18 (dezoito) estudantes da EMMAC os sujeitos da pesquisa. A turma sob investigação é composta de estudantes com distorção idade-série pertencentes a uma classe multisseriada, 3º e 5º Ano, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com idades entre 11 (onze) e 16 (dezesseis) anos. A pesquisa mostrou-se importante, tanto por possibilitar reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, quanto pela possibilidade de ações didático-pedagógicas, para o processo educativo em EAC em espaços de ensino. Como resultados, observou-se a mobilização da comunidade escolar à pesquisa, principalmente a participação dos estudantes ao longo das propostas pedagógicas desenvolvidas, validada aqui a partir das informações obtidas na realização do questionário e realização das entrevistas junto aos estudantes. Ressalte-se, ainda, a premiação em segundo lugar do Projeto Água in Flor, categoria cientista Mirim II, no Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente 2019.