ÁGUAS DE TUCURUÍ: A CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS


Autor:

ROBERTO ALEXANDRE DOS SANTOS

 

 

Orientador:

CLÉBER SILVA E SILVA

 

Coorientador:

MARIA LUDETANA ARAÚJO

 

 

 

Palavras Chaves:

Ciências ambientais

Recursos hídricos

Interdisciplinaridade

Gamificação

Sustentabilidade

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2020

Resumo:

 

A situação dos corpos hídricos da cidade de Tucuruí foi fortemente impactada pela instalação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), que deslocou para o município, milhares de pessoas, muitas das quais se estabeleceram próximo aos igarapés e lagoas, provocando sua degradação. Isso causou a indisponibilidade de parte destes recursos hídricos para os mais diversos fins, agravando a situação hídrica do município. Nesta perspectiva, a escola pode contribuir na construção do conhecimento, a partir da leitura da realidade local, efetuando ações educativas, possibilitando uma visão integradora dos problemas hídricos ambientais. Dessa forma, a pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico em alunos das turmas de primeiro e terceiros anos da Escola de Ensino Médio Rui Barbosa, sobre o tema recursos hídricos, a partir de uma intervenção pedagógica, direcionada à sustentabilidade da água, dentro do ensino de Ciências Ambientais. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas as seguintes etapas: aplicação de questionários semiestruturados com as turmas selecionadas,cujos dados obtidos foram analisados e interpretados utilizando estatística descritiva; pesquisa bibliográfica para a geração de idéias e melhor embasamento teórico sobre a temática em estudo; realização de três oficinas utilizando a metodologia da problematização;e a construção de um quiz gamificado , utilizando metodologias ativas e intersiciplinaridade. Os resultados apontam que uso da gamificação teve impactos positivos no ensino e aprendizagem com reflexos na melhoria da percepção ambiental dos alunos. Todos estes fatos colaboram para tornar os alunos sujeitos ativos na construção de seus conhecimentos, contribuindo para formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel para a sustentabilidade dos recursos hídricos.

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