ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA: CAMINHOS PARA INSTITUIÇÕES SUSTENTÁVEIS

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB USP

Ano: 2022

De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as escolas públicas são obrigadas a servir refeições diariamente aos alunos. Apesar de haver o acompanhamento de nutricionistas para oferecer merendas balanceadas aos alunos, em alguns locais não há um controle sobre os desperdícios de alimentos produzidos pelas escolas e local adequado para o destino desses resíduos. Além disso, o desperdício de alimentos está relacionado às condições de insegurança alimentar vivida por diversas famílias. Inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o objetivo geral do projeto foi sensibilizar o gestor e colaboradores de um Centro Municipal de Educação Infantil, a encontrarem um caminho mais sustentável para lidar com o desperdício de alimentos na escola. Como objetivos específicos foram: identificar se havia desperdício de alimentos na escola e quais as suas fontes, reconhecer se a escola realizava ações para minimizar o desperdício de alimentos e, por último, propor a criação de um blog como produto educacional. Realizou-se um estudo de caso em um Centro Municipal de Educação Infantil no interior do estado de São Paulo por meio de entrevistas semiestruturadas de forma presencial e online com colaboradores da instituição, além de uma análise documental. Por meio das entrevistas, foi possível identificar que ocorre desperdício de alimentos e quais as fontes, não havendo um método formal de descarte dos resíduos alimentares gerados. Na análise documental, foi possível identificar que não há políticas públicas municipais que atendam a demanda de descarte de resíduos alimentares gerados nas escolas. Embora existam políticas públicas a respeito de alimentação escolar, ao realizar esta pesquisa, foi possível verificar que há uma carência sobre as questões que envolvem o desperdício alimentar na escola.

Visualizar/Abrir – Produto Educacional