ALIMENTAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) COMO PROPOSTA DIDÁTICA EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

MÉRCIA VANDECIRA NUNES DE PAIVA

IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI

PANC

Educação ambiental

PROFCIAMB UNB

Ano: 2022

Discutir a alimentação no âmbito escolar tem sido imperativo por diversos fatores, dentre eles, o aumento de casos de doenças crônicas não transmissíveis entre crianças e jovens, como obesidade, subnutrição e diabetes tipo 2. O baixo consumo de hortaliças pela população tem sido um sintoma do aumento dessas doenças. Para estimular esse debate nas escolas, foi proposto nesta pesquisa um curso de extensão que visa à utilização das Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC em projetos de Educação Ambiental – EA. Na revisão bibliográfica foram encontradas pouquíssimas publicações que utilizam PANC como ferramenta de educação ambiental, objetivou-se, então, a elaboração de um curso de extensão para encorajar professores a incluírem essa temática em seus projetos. A metodologia desta pesquisa de mestrado foi qualitativa e baseada na revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias que envolviam combinações dos descritores: “plantas alimentícias não convencionais” na Educação Ambiental no Distrito Federal, “alimentação escolar”, “horta” e “compostagem”. Já a metodologia do curso de extensão foi baseada nas metodologias ativas, que são aquelas nas quais o estudante, neste caso o professor-cursista, é o protagonista central de sua aprendizagem. Dentre elas optou-se pela problematização, representada pelo Arco de Maguerez. Como resposta ao curso, pode-se ratificar a relevância e boa aceitação da proposta por meio de questionários que foram aplicados antes e depois do curso. Por fim, percebeu-se que o consumo de PANC ainda é muito incipiente pela população e mais ainda no ambiente escolar. Além disso, os projetos de educação ambiental referentes à alimentação ainda são muito remotos. Conclui-se o que o curso permitiu maior conhecimento, socialização e utilização das PANC em projetos que serão aplicados pelos professores em suas unidades escolares.