AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2019

A escola tem se tornado um rico espaço de formação, e dessa forma é possível por meio do Ensino de Ciências estimular um novo estilo de vida, com práticas de bem-estar com o foco direcionado ao “Ambiente e Qualidade de Vida”. Assim, o estudo teve como objetivo investigar as concepções dos alunos sobre Ambiente e Qualidade de Vida, por meio entrevistas semiestruturadas inicial e final, aulas teórico-práticas dentro e fora do espaço escolar, com os alunos de um oitavo ano, do Ensino Fundamental anos finais, de um colégio público do Município de Goioerê no Noroeste do Paraná. Os dados foram fundamentados por meio de revisão bibliográfica. A pesquisa foi dividida em quatro capítulos, sobre questões ligadas ao Ambiente e Qualidade de Vida, numa proposta de integração nas aulas de Ciências. O trabalho foi desenvolvido com 18 alunos, por meio de pesquisa qualitativa participante, levando em consideração os seguintes aspectos: as aulas de Ciências, meio ambiente e a qualidade de vida dos estudantes, o ambiente natural e o diálogo com o corpo, as práticas de bem-estar, vida saudável e ambiente saudável, práticas cotidianas dos estudantes em prol da qualidade de vida e conservação ambiental. Posteriormente, foram realizadas oficinas teórico-práticas numa Sequência Didática, sobre os conteúdos curriculares propostos, dentro e fora do espaço escolar. Após as oficinas, nova entrevista foi promovida a fim de comparar as concepções dos alunos, antes e depois da aplicação teórico-prática, com o mesmo teor e com os mesmos alunos que já haviam participado. De acordo com os resultados e o conhecimento do senso comum presente nas respostas de alguns alunos, como por exemplo, quando foi perguntado se interagem com o meio? Em algumas respostas entendeu-se que interagir é quando cuida do meio, confirmando assim as concepções que o aluno traz do seu cotidiano. Após a aplicação das oficinas teórico-práticas e da entrevista semiestruturada final, observou-se que os alunos agregaram o conhecimento elaborado, quando a resposta para a mesma pergunta, foi que, interagir com o meio é estar em contato com a natureza, praticar esportes e respirar ar puro e andar descalço. As respostas em geral estavam em concordância com a pergunta, o que colaborou para que ficasse comprovado o processo ensino aprendizagem nas aulas de Ciências, atingindo os objetivos propostos nesta pesquisa que é a apropriação dos alunos sobre as concepções de Ambiente e Qualidade de Vida, e os resultados foram alcançados. Acredita-se que a Sequência Didática sobre a mesma temática pode ser inserida no Plano de Trabalho Docente da disciplina de Ciências.