ANÁLISE DA ÁGUA COM ESTUDANTES DO 7ºANO DA ESCOLA MUNICIPAL DO CAIC CÂNDIDO PORTINARI NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

LUZIA MARIA CRISTINA DE SOUZA

CHRISTIANO NOGUEIRA

Educação Ambiental Crítica

Água

Protocolo de ações

Conhecimento Científico

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

O campo da Educação Ambiental Crítica (EAC) imprime uma nova perspectiva e conotação ao processo de formação e produção de conhecimento no Ensino das Ciências, sendo temática relevante para o enfrentamento da crise que transpassa as práticas pedagógicas nas escolas brasileiras. Efetuou-se a construção de um protocolo de ações desenvovido em conjunto com uma turma do 7º ano, cujo tema se refere à água. Referiu-se à análise da água, pelos estudantes, na Escola  Municipal do CAIC Cândido Portinari e em suas adjacências. A expectativa desse processo educativo foi a de ampliar a percepção da realidade local através da problematização da qualidade da água como “tema gerador” que permitisse a prática educativo-pedagógica de construção participativa no âmbito dialético. Com tais ações educativo-reflexivas, buscou-se proporcionar o incremento de um novo olhar  para as relações humanas com a natureza e uma linguagem sintonizada com uma situação palpável, que viabilizasse o aprendizado no contexto escolar e que encharcasse de sentido o processo de ensino-aprendizagem, em um caminho de  novas possibilidades. Novas metodologias contribuíram para as discussões pertinentes ao tema Água, bem como aos tipos de contaminação, ao seu consumo, água e natureza, água e saúde pública, cuidados com a água, qualidade de vida e direitos comunitários, todos seriamente consideráveis para a construção epistemológica. Com tal prática pedagógica participativa, esperou-se nortear o despertar da consciência ingênua à consciência e atitudes críticas dos sujeitos envolvidos pela transformação em indivíduos reflexivos. Transformação por uma compreensão sistêmica, em que cada um possa se enxergar como parte que é de um todo, consciente da sua identidade, pertencimento e corresponsabilidade pelas circunstâncias locais. Assim, favoreceria uma nova cultura ambiental hídrica, fortalecida no ensino formal, por meio de outra disposição do sistema escolar e dos currículos, dos mais tenros aos mais elevados níveis. Logo, as discussões, por meio teórico e empírico da ciência, referentes à importância da água e da sua qualidade para a manutenção da vida no planeta Terra, bem como à realidade cotidiana dos sujeitos escolares e dos seus familiares na comunidade CIC, procuraram a construção do conhecimento científico a elas associada, que possibilitasse reinventar novos caminhos e construir novas concepções, viabilizadoras de soluções para os problemas encontrados. A presente pesquisa favoreceu a construção de um protocolo de práticas pedagógicas disponíveis à utilização de professores que queiram trabalhar o tema e a análise da água com seus estudantes.