ANIMAIS PEÇONHENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM QUIZ INTERATIVO PARA O ENSINO MÉDIO

MARIA NEIDE DE OLIVEIRA CARAMANICO

MARLI SCHMITT ZANELLA

Meio ambiente

Jogos Educativos

Educação Ambiental

Peçonha

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2021

A conservação da biodiversidade é um fator fundamental para que seja assegurada a diversidade dos seres vivos. É preciso que sejam realizadas ações efetivas que possam minimizar a perda da biodiversidade, promovendo a recuperação dos ecossistemas. Entre os animais perseguidos e pouco compreendidos pela sociedade estão os peçonhentos, essenciais para o equilíbrio ambiental e a manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo identificar que percepções estudantes do Ensino Médio mobilizam em relação aos animais peçonhentos. Esta pesquisa traz uma abordagem sobre os animais peçonhentos mais conhecidos como: serpentes, escorpiões e aranhas. Participaram da pesquisa quatorze estudantes de Ensino Médio de um colégio profissionalizante do noroeste do Paraná. Esta pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GPECMA. O método utilizado para análise dos dados foi Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar tais percepções e a partir desses dados elaborou-se um banco de perguntas e curiosidades sobre o tema, o qual forneceu subsídios para a produção de um jogo educacional em formato de Quiz Interativo, intitulado “Conhecendo os Animais Peçonhentos”, em que foram abordados conceitos para estimular atitudes conservacionistas nos participantes sobre esses animais. Como resultado foi possível observar que existe medo e incompreensão associada aos animais peçonhentos. O Quiz está disponível, de forma gratuita, na loja de aplicativos Play Store em formato Android e também disponibilizado um link para download compatível com Android, em plataformas e repositórios on-line de produtos educacionais.