Autor:
MARCELO PEREIRA DE OLIVEIRA
Orientador: HELENA MIDORI KASHIWAGI
Palavras Chaves: Educação Profissional Ensino das Ciências Ambientais Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Gestão Ambiental
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Escolas Sustentáveis
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2018 |
Resumo:
No processo de formação dos técnicos de nível médio da área ambiental na rede estadual de Curitiba são identificadas inúmeras deficiências para o acesso de informações, ensino, aprendizagem e apropriação de conceitos da Gestão Ambiental e tecnologias utilizadas no mundo do trabalho. Essa pesquisa foi desenvolvida na perspectiva de políticas públicas, ensino e aprendizagem das disciplinas da área ambiental, utilização tecnologias educacionais e realidade escolar de professores e estudantes nas escolas com cursos técnicos em meio ambiente subsequente vigentes no ano de 2018 em Curitiba. A dissertação apresenta fundamentação teórica em relação à construção do sistema educacional e formação profissional no Brasil, ensino das Ciências Ambientais e utilização tecnologias digitais na educação profissional. O proposito da pesquisa foi conhecer os limites e possibilidades da implantação das tecnologias educacionais na formação técnica na área ambiental, estruturação de um ambiente virtual de aprendizagem para apoio no ensino e aprendizagem da gestão ambiental e levantamento do nível de conhecimento dos professores e estudantes em relação as Ciências Ambientais e utilização de tecnologias digitais aplicadas a educação. Caracterizada como pesquisa educacional, a metodologia de pesquisa na dissertação foi encaminhada com técnicas de survey e pesquisa-ação embasadas no método do materialismo histórico dialético suportado por autores como Augusto Trivinos (1987) e Gaudêncio Frigotto (2000). A fundamentação das ciências ambientais foi com base em autores como Genebaldo Dias (2004), Milton Santos (1994) e Philippi Jr(2000) que apresentam informações e conceitos relacionados a complexidade das questões ambientais e desenvolvimento. Como resultado, a pesquisa trouxe informações e dados importantes em relação ao conhecimento dos estudantes e professores sobre o conceitos das ciências ambientais e tecnologias educacionais utilizadas nos cursos técnicos em meio ambiente, deficiências nas redes de infraestrutura de internet das escolas e identificação de novas possibilidades para a melhoria da formação de nível técnico com o apoio de tecnologias digitais e atividades voltadas para a preservação ambiental. Com os dados e informações identificadas nesse trabalho sobre ensino e aprendizagem na educação profissional, abrem-se possibilidades para novas pesquisas sobre Ciências Ambientais, tecnologias, educação, trabalho e desenvolvimento profissional nessa modalidade da educação básica. |
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