APLICAÇÃO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NOVOS OLHARES PARA A GESTÃO AMBIENTAL NOS CURSOS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE


Autor:

MARCELO PEREIRA DE OLIVEIRA

 

Orientador:

HELENA MIDORI KASHIWAGI

 

Palavras Chaves:

Educação Profissional

Ensino das Ciências Ambientais

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Gestão Ambiental

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Escolas Sustentáveis

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2018

Resumo:

 

No processo de formação dos técnicos de nível médio da área ambiental na rede estadual de Curitiba são identificadas inúmeras deficiências para o acesso de informações, ensino, aprendizagem e apropriação de conceitos da Gestão Ambiental e tecnologias utilizadas no mundo do trabalho. Essa pesquisa foi desenvolvida na perspectiva de políticas públicas, ensino e aprendizagem das disciplinas da área ambiental, utilização tecnologias educacionais e realidade escolar de professores e estudantes nas escolas com cursos técnicos em meio ambiente subsequente vigentes no ano de 2018 em Curitiba. A dissertação apresenta fundamentação teórica em relação à construção do sistema educacional e formação profissional no Brasil, ensino das Ciências Ambientais e utilização tecnologias digitais na educação profissional. O proposito da pesquisa foi conhecer os limites e possibilidades da implantação das tecnologias educacionais na formação técnica na área ambiental, estruturação de um ambiente virtual de aprendizagem para apoio no ensino e aprendizagem da gestão ambiental e levantamento do nível de conhecimento dos professores e estudantes em relação as Ciências Ambientais e utilização de tecnologias digitais aplicadas a educação. Caracterizada como pesquisa educacional, a metodologia de pesquisa na dissertação foi encaminhada com técnicas de survey e pesquisa-ação embasadas no método do materialismo histórico dialético suportado por autores como Augusto Trivinos (1987) e Gaudêncio Frigotto (2000). A fundamentação das ciências ambientais foi com base em autores como Genebaldo Dias (2004), Milton Santos (1994) e Philippi Jr(2000) que apresentam informações e conceitos relacionados a complexidade das questões ambientais e desenvolvimento. Como resultado, a pesquisa trouxe informações e dados importantes em relação ao conhecimento dos estudantes e professores sobre o conceitos das ciências ambientais e tecnologias educacionais utilizadas nos cursos técnicos em meio ambiente, deficiências nas redes de infraestrutura de internet das escolas e identificação de novas possibilidades para a melhoria da formação de nível técnico com o apoio de tecnologias digitais e atividades voltadas para a preservação ambiental. Com os dados e informações identificadas nesse trabalho sobre ensino e aprendizagem na educação profissional, abrem-se possibilidades para novas pesquisas sobre Ciências Ambientais, tecnologias, educação, trabalho e desenvolvimento profissional nessa modalidade da educação básica.

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