APLICATIVO EDUCACIONAL COMO PROPOSTA EDUCATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE

FELIPE CONCEIÇÃO ARAGÃO PEREIRA

WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES

Água

TDIC em educação

Patrimônio

Natureza e sociedade

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

O estudo do Meio Ambiente ainda pode remeter uma ideia de que este é um assunto exclusivo do campo da Biologia, Ecologia, das Ciências Naturais, e que nada teriam a ver com as Ciências Humanas. Todavia, este cenário tem mudado, aos poucos, no decorrer das últimas décadas em diversas práticas educativas no âmbito escolar. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um aplicativo educacional sobre Meio Ambiente para favorecer as relações interdisciplinares e proposta educativa entre o ensino de História e Meio Ambiente. Foi desenvolvido um aplicativo denominado IgarassuWeb que disponibilizou conteúdo e interatividade sobre a riqueza patrimonial da cidade de Igarassu em Pernambuco bem como a história do município, conjunto arquitetônico e paisagens naturais. O local de aplicação do produto educacional foi na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, no município de Igarassu que oferece a modalidade integrada para turmas de ensino médio, com alunos do segundo ano do curso técnico de Guia de Turismo. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva sendo que a coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário pré-teste e pós-teste. Os resultados demonstraram que o aplicativo tem relevância na temática ambiental e contribui como proposta educativa em sala de aula. É importante destacar que a escassez destes dispositivos móveis com abordagem nas temáticas ambientais e o ensino de História, conforme mapeamento realizado, demonstra a inovação trazida no aplicativo proposto. Ao final, a avaliação do aplicativo Igarassuweb foi positiva comprovando a usabilidade, aprendizagem e prática educativa entre o ensino de História e Meio Ambiente. Além de percebermos que a aprendizagem de educação patrimonial em linguagem acessível e disponível para os estudantes no nível técnico bem como para a população deve contribuir para mudar a forma de interação com o meio e na construção permanente para a sensibilização socioambiental.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional