APLICATIVO SOBRE ÁGUA E SAÚDE: UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

MYLLENA MATIAS DA SILVA

PATRÍCIA SMITH CAVALCANTE

Educação para uso da Água

Aprendizagem móvel

Espaço informal

Não informada

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2019

A perspectiva ambiental trabalha água em outras dimensões como a da Educação para
a água, a partir do espaço e do tempo. Na região nordeste as médias pluviométricas anuais, que variam entre 400 a 800 mm, são bastante irregulares ao longo do ano, colocando a necessidade da gestão dos recursos hídricos. Entretanto, a falta de informação de jovens e adultos sobre o tema dificulta a adoção de comportamentos sustentáveis na região. Há, por um lado, a falta de informação da população brasileira em geral e por outro o currículo escolar pouco claro com falta de práticas pedagógicas que auxiliem os professores na materialização deste. Assim, foi realizado uma pesquisa qualitativa com 10 alunos distribuídos do 1º ao 3º ano do ensino médio, que estudam no contra turno escolar na Organização não governamental Casa Pe. Melotto, localizada em Olinda, que através da entrevista com os alunos foi possível discutir informações coerentes com a realidade para a construção do produto da pesquisa.
Com isso, desenvolvemos um protótipo de aplicativo online para ser usado em smartphones.
Utilizamos algumas etapas da metodologia do design-based research. Foram utilizados dois softwares de prototipação, o Balsamiq Wireframes (antigamente chamado de Balsamiq Mockups) que é uma pequena ferramenta gráfica paga com investimento de $89,00 para esboçar interfaces de usuário, para sites e aplicativos web/desktop/móveis, que na pesquisa foi imprescindível para melhorar a fase de ideação do produto. A segunda ferramenta de prototipagem de GUI, Evolus Pencil, de código aberto disponível para todas as plataformas. O Pencil foi criado com o objetivo de fornecer uma ferramenta de prototipação GUI gratuita e de código aberto que as pessoas podem instalar e usar facilmente para criar modelos em plataformas de desktop populares. Como resultado apresentamos um protótipo do aplicativo educacional móvel sobre questões Ambientais interdisciplinares relacionadas à água, às agressões à saúde das populações e à saúde ambiental. O aplicativo apresenta quatro sessões: inundações e suas consequências para a rotina dos estudantes e da sua comunidade, aplicação, minicursos e sugestões. O produto educacional gerado é de abrangência nacional e poderá dinamizar as aulas sobre educação Ambiental, uma vez que ficará disponibilizado online e poderá ser usado por qualquer um que possua internet, dentro e fora da escola.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação