APP GEOSENSOR, GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Recursos Naturais e Tecnologias

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2022

A necessidade de adoção de práticas sustentáveis na sociedade atual é de extrema importância, nesse ponto o ensino de Ciências Ambientais assume papel de destaque, pois são elas que irão fornecer o conhecimento necessário para subsidiar a criação de soluções sustentáveis. Neste aspecto a Educação Ambiental torna-se indispensável, ela e seus fundamentos são as responsáveis por determinar as melhores metodologias de disseminação do conhecimento. Por vivermos em um ambiente complexo e dinâmico faz-se necessária uma abordagem interdisciplinar, algo natural para as ciências ambientais. Neste ponto o desafio é decidir onde concentrar esforços dessa abordagem. Esta pesquisa propõe o uso de Geotecnologias como forma de disseminação de conhecimentos e ensino de ciências ambientais aplicadas à educação básica. As Geotecnologias são ferramentas interdisciplinares por natureza, porém de certo modo ainda são restritas aos níveis superiores de ensino. Dentre estas ferramentas foi selecionado o SIG, Sistema de Informações Geográficas, que são ferramentas poderosas para processar e analisar dados espaciais, permitindo que estes sejam associados entre si e analisados de forma integrada e interdisciplinar mesclando conhecimentos das grandes áreas e permitindo resultados robustos e confiáveis. Através de pesquisa bibliográfica foram definidos os procedimentos metodológicos que culminaram no produto didático. O produto didático gerado nesta dissertação foi o aplicativo móvel GeoSensor, pensado como uma ferramenta de ensino que se utiliza das geotecnologias como ferramenta durante o processo de ensino aprendizagem. Para o desenvolvimento do app foi necessário primeiramente realizar uma compilação dos principais conceitos de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, buscando sempre trazer estes conhecimentos numa linguagem mais acessível ao público-alvo. O aplicativo é composto por uma série de miniaulas expositivas em vídeo, permitindo que o usuário tenha contato com o conhecimento teórico por trás das ferramentas, bem como com produtos gerados a partir do seu uso. O intuito principal foi de promover o ensino de ciências ambientais de forma pratica que demonstre aos alunos a real serventia de conceitos vistos em sala, que muitas vezes são tratados como inúteis no dia a dia, além de incentivar estes alunos a adquirirem novos conhecimentos acerca das geotecnologias. Neste aspecto o app GeoSensor se demonstrou de grande valia gerando impactos positivos nos usuários, tanto do ponto de vista do aumento de interesse quanto na absorção dos conhecimentos, em virtude de se utilizar de uma linguagem mais próxima da realidade dos alunos.

Download do Produto Educacional