APRENDIZAGEM ATIVA APLICADA À PROBLEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE SIMÃO DIAS-SE

VIVIANE SILVA DE JESUS

ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA

Resíduos sólidos

Educação Ambiental

Aprendizagem Ativa

Simão Dias

Projeto Estruturante:

PROFCIAMB UFS

Ano: 2023

Os problemas socioambientais estão sendo cada vez mais discutidos no espaço escolar. De fato, o crescimento das cidades e das relações de consumo no mundo capitalista, ou seja, o consumismo, promovem maior geração de impactos nos mais diversos tipos de ambientes por meio dos resíduos sólidos gerados. Logo, não é incomum perceber que a extração de recursos minerais naturais para produção de produtos industrializados presentes na vida cotidiana da sociedade, intensificou na geração de resíduos sólidos e o descarte irregular em “lixões”, refletindo a necessidade de enfatizar debates e problematizações acerca da utilização dos recursos naturais em interferência na sua existência e das relações socioambientais. Essa temática quando trabalhada em âmbito escolar contribui para um olhar mais amplo dos estudantes dentro do campo ambiental, no âmbito social, saúde e econômico. Por essa razão, o estudante deve ser integrado a tal condição de abordagem por meio da utilização do recurso da aprendizagem ativa e as estratégias pedagógicas que tenham como um dos princípios básicos a colocação do estudante como centro do saber, o objetivo geral da pesquisa é analisar as potencialidades desenvolvidas nos estudantes a partir do uso de aprendizagem ativa na condução da problemática dos resíduos sólidos locais. Como objetivos específicos, propomos identificar os principais problemas gerados pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em Simão Dias; avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca da problemática de descarte inadequado dos resíduos sólidos na cidade; e, elaborar a cartilha que possa contribui com o processo de sensibilização acerca da problemática de resíduos sólidos. O método utilizado na pesquisa foi o Hipotético-Dedutivo, as questões problemas da pesquisa são: a) Como a aprendizagem ativa pode contribuir para a construção do conhecimento acerca da problemática dos resíduos sólidos pelos estudantes? b) Quais os problemas gerados pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em Simão Dias? a metodologia é de cunho explicativa, pois busca compreender os fatores que corroboram para os impactos socioambientais, bibliográfico (livros, artigos, dissertações e teses), realização de 13 estações que contribuíram para a construção da cartilha voltada para alunos da Educação Básica. Os estudantes que participaram da pesquisa foram os dos nonos anos A e B que estão regularmente matriculados e contemplam 55 alunos da Escola Municipal Cícero Ferreira Guerra. Ademais, enfatizou a experiência a importância da Educação Ambiental para hábitos coerentes, por meio das atividades pedagógicas chamadas de rotação por estações, trazendo como respostas para a pesquisa, lacunas existentes no processo ensino e aprendizagem, bem como apresentando as potencialidades desenvolvidas nos estudantes a partir do uso de aprendizagem ativa e a condução da problemática dos resíduos sólidos no município de Simão Dias.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação