ARTE COMO ATO EDUCATIVO: REFLEXÃO SOBRE O COLAPSO AMBIENTAL

Comunidade, Saúde e Ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2021

A apreensão com o colapso ambiental constitui, na atualidade, uma das principais preocupações da sociedade contemporânea. O atual padrão de crescimento econômico, que funciona numa linha reta e infinita, enquanto o sistema Terra opera em ciclos, o resultado é uma crise civilizatória que empobrece o solo, contamina água, extingue espécies, devasta as florestas e satura a atmosfera de dióxido de carbono. Na tentativa de frear essa insânia, organizações internacionais, governos, ONGs, movimentos sociais e a sociedade civil estabelecem acordos e tratados econômicos, que não estão surtindo os efeitos esperados para resolver a problemática ambiental. Dentre tantas formas de lutar por um planeta mais saudável, a educação é um importante meio para ensinar que precisamos repensar nossa relação com a natureza. A pesquisa buscou analisar a arte como prática pedagógica para a sensibilização sobre o colapso ambiental por meio da música e ilustração como recurso educacional, visando despertar o interesse dos educandos na indivisível relação entre economia, política, sociedade e natureza. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Coari. Localizado nos limites da zona urbana da cidade de Coari -AM. Os participantes foram os estudantes do ensino médio integrado das turmas dos 1º anos dos cursos de: Administração, Agropecuária, Informática para Web e Manutenção e Suporte em Informática, totalizando 187 alunos com idades entre 15 e 17 anos. Norteado pelo uma abordagem quali-quantitativa, no qual o questionário exploratório aplicado para as turmas, não foi ponto central da pesquisa, mas contribuiu estatisticamente para melhor entendimento dos resultados, o método escolhido para análise das ilustrações foi a semiótica, por melhor atender o que se tinha planejado. O estudo finaliza com a certeza de ter contribuído com o compartilhamento de conhecimentos para o ensino das ciências ambientais, reafirma as artes como um importante mecanismo de construção de conhecimento capaz de promover a reflexão dos assuntos referentes ao colapso ambiental. No caso da pesquisa o uso da música e da ilustração contribuíram significativamente para assimilação de conhecimentos por partes dos alunos.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional