AS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE


Autor:

ALESSANDRA HARTVIG CASSILHA

 

 

 

Orientador:

EMERSON JOUCOSKI

 

Coorientador:

RODRIGO ARANTES REIS

 

 

 

Palavras Chaves:

Formação de professores(as)

Feira de Ciências

Educação

Divulgação Científica

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPR

 

Ano: 2021

Resumo:

 

O objetivo da pesquisa foi a construção e verificação de um instrumento de coleta de dados sobre a Feira de Ciências Regional e seu possível papel na formação continuada dos professores(as) envolvidos. A pesquisa usou métodos quantitativos e qualitativos realizados por meio da coleta dos dados dos inscritos nas edições da Feira de Ciências Regional e em entrevistas semiestruturadas. Partiu-se da realidade das feiras regionais de ciências como base para a construção do relatório de resultados e a fala dos professores(as) entrevistados. Apresentam-se as vivências dos docentes que contribuem na formação dos professores(as) deforma transversal permitindo que eles vivenciem os cenários sociais educativos formais e não formais, promovendo a consolidação e valorização do ensino a partir da capacitação prática dos professores(as) com olhares dirigidos às feiras. Através da pesquisa foi possível identificar a baixa participação coletiva dos colégios, a participação e busca pela mesma em sua maior parte pelo interesse dos estudantes, os conceitos e a forma com a qual os docentes das escolas veem as feiras.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação