AS INFLUÊNCIAS ANTRÓPICAS NO CICLO DA ÁGUA: UMA PROPOSTA PARA A LITERATURA INFANTIL

FERNANDA NERI BARREIRO

GUSTAVO M. DE MELLO BAPTISTA

Ciclo da água

Ações antrópicas

Literatura infantil

PROFCIAMB UNB

Ano: 2021

O ciclo hidrológico constitui-se um processo natural de vital importância para a vida terrestre. Neste sentido, este trabalho busca demonstrar que o processo de ensino-aprendizagem do ciclo hidrológico não está adaptado à realidade urbana dos alunos, e assim propor um material paradidático para preencher essa lacuna, para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma abordagem qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica. Assim, percepções iniciais foram levantadas sobre o tema, a partir de questionários respondidos pelos docentes, da análise de livros didáticos utilizados pelos estudantes e livros de literatura infantil que abordam em seu tema central o ciclo da água. Como produto resultante da pesquisa, foi produzido um livro de literatura infantil, abordando esta temática para ser explorado como instrumento pedagógico pelo corpo docente. A análise e discussão dos elementos pesquisados: prática docente, livros didáticos e obras de literatura infantil evidenciaram que estes elementos necessitam de revisão ao se pensar que o ensino do ciclo hidrológico deve permear os ensinamentos das ciências ambientais. Desta forma, o livro de literatura infantil sobre as ações antrópicas que influenciam o ciclo hidrológico, foi criado para que possa ser considerado de efetiva utilização para a aprendizagem dos estudantes. Contudo, não foi possível a validação deste produto junto ao público estudantil devido a ocorrência do estado atual de pandemia relativo ao COVID-19.