AS INTERFACES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E O NOVO ENSINO MÉDIO: o que dizem os documentos estruturantes


Autor:

ELIZABETH MASCARENHAS DOS SANTOS SILVA

 

 

Orientador:

SOLANA MENEGHEL BOSCHILIA

 

 

 

Palavras Chaves:

Reforma educacional

BNCC

Análise documental

Itinerários formativos

Documento Curricular do Estado do Pará-Etapa Ensino Médio

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2023

Resumo:

 

As Ciências Ambientais alcançaram espaços significativos no meio acadêmico com caráter
interdisciplinar na graduação e pós-graduação. Contudo, na educação básica no Brasil, a interdisciplinaridade proposta para a tematização dessas questões ainda representa um desafio, principalmente com as constantes reformas educacionais, que ocasionam inúmeras mudanças. A institucionalização de leis tem modificado, alterando e reestruturando a Educação Básica, sobretudo o ensino médio. A Lei no 13.415/2017, imprimiu uma flexibilização curricular obrigatória e a necessidade de articulação da Base Nacional Comum Curricular e dos itinerários formativos. Assim, cabe a reflexão sobre a forma e possibilidades do ensino das Ciências Ambientais, a partir de seus grandes eixos discursivos na estrutura do Novo Ensino Médio. A proposição desse estudo buscou a partir dos documentos oficiais, analisar as interfaces no ensino das ciências ambientais no bojo da “reforma” do ensino médio, particularmente nos itinerários formativos. Ele parte da análise crítica dos documentos oficiais para alocar o ensino das Ciências Ambientais no contexto do Novo Ensino Médio, com enfoque interdisciplinar, de caráter qualitativo e exploratório, iniciando com análise documental das fontes primárias e secundárias da política educacional no Brasil. Os resultados apontam para a incongruência discursivas da perspectiva neoliberalizante de educação e ensino, além do esvaziamento/silenciamento das Ciências Ambientais nos referenciais propostos dos itinerários formativos e cristalizados na BNCC, sendo necessário a aderência de concepções críticas que ressignifiquem os referenciais para garantir o ensino das Ciências Ambientais. Assim, propõe-se o produto educacional para contribuir com as discussões teórico-metodológicas do ensino das Ciências Ambientais no “novo” ensino médio.

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