AS QUESTÕES AMBIENTAIS E A CULTURA POPULAR: COMPREENSÕES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ARAUCÁRIA

DELMA CAVALHEIRO DE ÁVILA ANDRADE

MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Diálogo

Cultura Popular

Educação Ambiental Popular

EJA

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2020

Esta pesquisa teve como tema de investigação as questões ambientais reveladas pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Rede Municipal de Ensino de Araucária. Como objetivo se propôs a analisar os conhecimentos revelados por meio da cultura popular para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental Popular. Este objetivo geral desdobrou-se em três objetivos específicos, quais sejam: apreender quais percepções e conhecimentos socioambientais fazem parte do acervo da Cultura Popular dos estudantes da EJA; compreender como se dá ou não, o diálogo da Cultura Popular dos estudantes da EJA com os conhecimentos escolares, na perspectiva de intervir e modificar as relações que estabelecem com a natureza; e, a partir do diálogo freireano com os sujeitos da pesquisa, sistematizar os pressupostos teórico-práticos de uma proposta de Educação Ambiental Popular, como elemento de intervenção na realidade estudada, com vistas à emancipação. O desenvolvimento da problematização teve como fundamento suleador a Educação Popular de Paulo Freire, a partir de dois elementos centrais: a participação e o diálogo. A metodologia utilizada foi o enfoque qualitativo (CRESWELL, 2014), desenvolvida por meio de uma pesquisa participante (BRANDÃO, FREIRE, FALS BORDA, 1988). Tomou como categorias preliminares de análise a participação e o diálogo, fundamentados em Paulo Freire (2003), Buffa, Arroyo e Nosella (2007) e, a Cultura Popular em Brandão e Fagundes (2016) e Fávero (1983). Para coleta dos dados foi utilizada a observação participante, assim como círculos de diálogo e , complementados por entrevistas semi-estruturadas, com registro das informações em notas de campo e protocolo observacional, conforme Creswell (2014). A pesquisa de campo foi realizada no período de agosto a novembro de 2019, em cinco turmas da EJA, de três escolas públicas do municipio de Araucária: Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, Escola Municipal Ibraim Antônio Mansur e Escola Municipal Professora Silda Sally Wille Ehlke. O que se pode concluir com a investigação é que os estudantes possuem percepções e conhecimentos ambientais, no entanto o diálogo entre esses saberes com a escola quase não ocorre, indicando portanto a importância de se estabelecer a escuta como um lugar comum na relação entre estudantes e educadores. Como resultado geral da investigação, foram sistematizados elementos estruturantes para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental Popular.