ASPECTOS GEOAMBIENTAIS DOS RECURSOS HÍDRICOS DO RIO CUINARANA, MAGALHÃES BARATA-PARÁ

SILVANO COSTA DA SILVA

CRISTIANE DE PAULA FERREIRA

Conservação

Nascentes

Qualidade da água

APP

Mananciais urbanos

Não Informada

Não Informado

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2019

O presente trabalho teve o objetivo de mapear a bacia hidrográfica do rio Cuinarana e descrever o estado de conservação das nascentes no município de Magalhães Barata, nordeste do Pará, por meio de um diagnóstico ambiental das cabeceiras desse rio e produção cartográfica de mapas temáticos, a fim de subsidiar ações de Educação Ambiental para promover a manutenção e uso sustentável dos recursos hídricos. Nessa perspectiva, é importante destacar que interações abióticas nas bacias hidrográficas, podem gerar entraves para as nascentes. Sendo assim, é considerável mapear e apresentar o estado de conservação delas, com o objetivo de identificar as querelas hidrográficas presentes nessa bacia. Os procedimentos adotados para a elaboração do diagnóstico ambiental das cabeceiras basearam-se em protocolos de avaliação que destacam a integridade física do habitat interno das cabeceiras e adjacências, observando os aspectos do uso e ocupação do solo, vegetação predominante, característica das nascentes, seus usos e o estado de conservação. Os mapas e delimitações da bacia hidrográfica do Rio Cuinarana se baseou em dados georreferenciados do relevo da área em questão, derivados de produtos matriciais da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), elaborados pela agência governamental estadunidense National Aeronautics and Space Admistration (NASA), e disponibilizados com cálculos de correção pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Brasil. Os resultados obtidos demostraram que das 11 nascentes avaliadas, três apresentam-se em condição ruim de integridade devido aos impactos antrópicos. As informações dos mapas atestam que bacia do rio Cuinarana tem passado por um processo de transformação, por conta das interferências humanas, resultando em diferentes problemas socioambientais desacompanhado de políticas eficazes de planejamento ambiental. Diante da problemática, o produto da pesquisa é um atlas didático da Bacia Hidrografica do Rio Cuinarana, composto por 10 mapas temáticos.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional