Autor:
IONE DOS SANTOS SALES
Orientador: RAQUEL DE MATOS CARDOSO DO VALE
Orientador: CARLOS CESAR UCHOA DE LIMA
Palavras Chaves: Aprendizagem significativa Análise integrada da paisagem Roteiro de campo
Linha de Pesquisa: Não Informado
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2024 |
Resumo:
A Geografia apresenta-se como uma ciência bastante ampla, multifacetada e multiescalar, que por vezes exige uma multiplicidade de procedimentos metodológicos para melhor compreensão da natureza dos fenômenos geográficos. Neste contexto, destaca-se o papel da educação, através das aulas de campo, etapa dos Estudos do Meio, como uma estratégia dentro da aprendizagem significativa, como propulsores do processo de ensino e aprendizagem. Então, para minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos da Educação Básica na compreensão de temas socioambientais, na perspectiva geográfica, de forma significativa, pretendeu-se com esta pesquisa, promover o desenvolvimento de práticas educativas a partir de roteiros de aulas de campo. Para isso, foram inicialmente aplicados dois questionários – um junto aos professores de Geografia da Educação Básica do município de Barreiras e outro com os estudantes do Colégio Estadual de Barreirinhas, para a coleta de informações sobre locais para compor o material de apoio para as aulas de campo, bem como, informações relevantes que deveriam estar presentes no material didático, como mapas de localização, duração dos trajetos, características físicas e socioambientais, dentre outros. Após a aplicação dos questionários definiu-se a Cachoeira do Acaba Vida e a estrada de acesso para a Cachoeira do Redondo como locais para compor o roteiro de aula de campo em Geografia. Posteriormente, foi realizado um trabalho de campo para o levantamento de dados e, em seguida, elaborado o Roteiro de Aula de Campo em Geografia – RACGEO, material de apoio didático para a realização de aulas de campo que contém informações sobre os atributos físicos e socioeconômicos dos pontos escolhidos para compor o percurso do referido roteiro. Acredita-se que este material servirá de ponto de partida para o planejamento de aulas de campo na região da Cachoeira do Acaba Vida, pois será disponibilizado para os profissionais da educação, no município. |
|