BIOFÍSICA AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO: QUADRO PARADIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA


Autor:

RAQUEL BERNARDO DE MELO

 

Orientador:

OTACILIO ANTUNES SANTANA

 

Palavras Chaves:

Demanda Social

Objeto Educacional

Jogos Didáticos

Xilogravura

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Epistemologias, diversidades e formação humana

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2018

Resumo:

 

A principal motivação dessa dissertação foi observar a ausência de um conceito que apreciasse as regiões Semiáridas. A dissertação em questão foi estruturada principalmente em seis etapas a se basear nas requisições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em que os trabalhos de conclusão de curso devam sistematizar produtos técnicos e/ou tecnológicos com implicações socioambientais e que ajudem o profissional, no espaço formal e não formal, a mediar dinâmicas para construção de uma consciência e práxis ambiental: Área de Avaliação das Ciências Ambientais. O objetivo principal desse trabalho foi construir um quadro paradidático que apresente e sirva de cenário lúdico do Semiárido, com o fator limitante da água, e sua interferência na Biofísica Ambiental do sistema natural. Esse quadro é um objeto educacional que ajuda na mediação do professor em sua atividade profissional e tem implicações socioambientais. O quadro paradidático construído atingiu seu objetivo de unir visões interdisciplinares em um contexto: biofísica ambiental do Semiárido, baseada na educação contextualizada. Esse recurso didático cumpriu as demandas solicitadas socialmente de ser um atributo para atuação profissional (instrumento lúdico) e por ter implicações sociais, na conscientização e na exposição das narrativas, a criar um espírito para a práxis ambiental local (a criação da xilogravura com todos os seus elementos: bióticos, abióticos e físico-químicos). O sucesso da validação do quadro foi certificado pelos docentes diversos em sua aplicação, demonstrado pela adequação dos resultados aos critérios avaliados.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional