CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA A REFLEXÃO SOBRE A CULTURA DO CONSUMO


 

Autor:

VICTÓRIA BENÍCIO LIMA

 

 

 

Orientador:

CARLOS EDUARDO VEIGA DE CARVALHO

 

Coorientador:

FELIPE FONTANA

 

 

 

Palavras Chaves:

Consumo sustentável

Hábitos de consumo

Diálogo

Oficina

Podcast

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2022

Resumo:

 

O Desenvolvimento Sustentável tem sido amplamente divulgado nos diversos espaços de discussão frente a necessidade de ações que reduzam os impactos socioambientais gerados pelo modelo de sociedade consumista que a humanidade gerou na busca pelo crescimento econômico e se sustenta até hoje. A definição mais aceita hoje é de um desenvolvimento que permita a humanidade suprir as necessidades da geração atual e das futuras, possibilitando a todos uma vida de qualidade e a manutenção do ambiente que é fornecedor dos meios de sobrevivência, ser conservado para continuar provendo o capital natural de que precisamos, partindo do princípio que não podemos esgotar os recursos ecossistêmicos em favor da vida. Esse trabalho teve por objetivo desenvolver um produto educacional que servisse de guia reflexivo sobre a cultura do consumo e seu panorama atual, com estudantes do Ensino Médio, buscando despertar a importância desses sujeitos no espaço social e agregar valor às discussões ambientais que promovem a Sustentabilidade construindo as noções de Desenvolvimento e Consumo Sustentável enquanto categoria teórica por meio das vivências dos estudantes com meios de suporte para as discussões no tocante a conservação ambiental e a mudança de hábitos consumistas. Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, na tentativa de inferir no sujeito um olhar transformador sobre o tema que incorporasse significado às suas vivências, por meio da pesquisa-ação-participativa como alternativa às formas tradicionais de produção de conhecimento dando espaço para a ação e a participação. A referida pesquisa foi aplicada no Colégio Estadual Imaculada Conceição – Cafarnaum/Bahia, com turmas do Ensino Médio. Foram desenvolvidas atividades interdisciplinares que envolvesse os estudantes nas suas próprias vivências e relações sociais no tocante à Sociedade do Consumo. Um questionário que possibilitasse enxergar o conhecimento preliminar dos estudantes acerca do tema, uma oficina que serviu de espaço para a construção do conhecimento, as discussões necessárias e a reflexão das estruturas de consumo em que a sociedade atual se vê inserida com a produção de materiais que não só, possibilitassem o processo de ensino e de aprendizagem bem como afirmasse a importância da criticidade e da ação sustentável frente aos hábitos consumistas e por fim um Podcast com agentes externos que se valem dos seus espaços de fala para dialogar sobre o Desenvolvimento Sustentável e seus vários caminhos. Os resultados evidenciaram a importância de abordar o tema da pesquisa desde a sua construção conceitual até as possibilidades de enfrentamento que desse vasão às relações econômicas, políticas, históricas, socioculturais e sobretudo ambientais. Os estudantes produziram materiais durante o processo que expressaram a construção do conhecimento realizado no processo, o que permitiu acompanhar o processo de aprendizado, entendendo de que forma a próxima etapa poderia ser abordada sem que fosse criadas lacunas que impossibilitasse a construção argumentativa das discussões oferecidas no percurso. Entre os produtos educacionais produzidos no percurso da pesquisa, a oficina serviu de indicativo para a discussão da sociedade de consumo, trouxe entre outras estratégias, a Pegada Ecológica como recurso de reflexão e a análise SWOT como ferramenta de planejamento para replicar a oficina em outros espaços e o Podcast “Consumindo Ideias” que abordou variados com a perspectiva do consumo sustentável fortalecendo o diálogo entre diversos atores da região apresentando uma relação direta com as experiências dos estudantes. Esse último representou uma aproximação da escola com a comunidade e permitiu aproximar o diálogo de quem mais precisa lutar a favor da sustentabilidade e das condições sociais de direito.

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