“CAPIBAMAPS”: MAPA DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO E INTERDISCIPLINAR PARA ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO CAPIBARIBE


Autor:

EDUARDO RICARDO DA SILVA

 

 

Orientador:

WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES

 

 

Palavras Chaves:

TDIC

Resíduos sólidos

Rio Capibaribe

Cursos fluviais

Práticas pedagógicas

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2023

Resumo:

 

Atualmente os recursos digitais de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula da educação básica. Necessidade destes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos que buscam despertar a curiosidade do aluno que pertence àquele local, numa linguagem simples para domínio de alunos e professores. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo geral criar um mapa digital como recurso pedagógico interdisciplinar para identificar impactos ambientais no Rio Capibaribe. Para tanto, foi utilizada para embasamento teórico a Teoria da Aprendizagem Móvel e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, além da problemática de despejo de poluentes e concentração de resíduos sólidos em um ambiente fluvial. O produto tecnológico Capibamaps foi desenvolvido por meio da plataforma Wix para criação de websites vinculada ao Google Maps, realizando o recorte espacial do trecho do Rio Capibaribe no município de São Lourenço da Mata em Pernambuco, obtendo deste modo o mapa digital. A validação do produto ocorreu através de um questionário aplicado no google formulários com professores da educação básica de instituições públicas e privadas de ensino, de acordo com os critérios propostos pela Capes com relação a Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade. Os resultados apontaram que o Capibamaps é uma fonte de informação e pesquisa de grande relevância para a conscientização de problemas socioambientais em cursos fluviais, bem como também é considerado um recurso didático e tecnológico para uso em outros componentes curriculares. De todo modo, o mapa digital Capibamaps é uma plataforma de aprendizagem móvel e colaborativa, que auxilia o docente em suas práticas pedagógicas com estudantes entre outros leitores, promovendo discussões, análise de dados amostrais e visuais, além de conhecimento e cuidado acerca de questões ambientais como ações educativas para construção de um ambiente educacional interativo.

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