CENTRO DE MASSA E EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PANDEMIA: MODELO INTERATIVO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

GARUDA DAS BRAGA

OTACILIO ANTUNES SANTANA

Ludicidade

Pandemia de Covid-19

Biofísica

Educação Básica

Práxis

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

A pandemia causada pelo COVID-19 resultou em um período de distanciamento físico e fechamento dos estabelecimentos escolares. A pensar nisso e motivado em elaborar algum plano de redução de danos físicos e psicológicospara os alunos, foi proposto por meio de um desafio a alunos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Recife, exercícios físicos no qual os alunos poderiam  aprender de forma lúdica e vivencial um conceito das Ciências da Natureza, campo interdisciplinar da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O conceito escolhido foi o “centro de massa” do próprio aluno por ser uma variável biométrica, dinâmica e contextual ligada ao movimento corporal, que poderia ser experimentada no período da quarentena através de exercícios físicos. Então, os objetivos foram: (i) Propor um desafio por meio de exercício físicos a alunos do Ensino Fundamental, que implique no estudo sobre o conceito físico de “Centro de Massa”, (ii) Quantificar a variável dependente (Centro de Massa) e variáveis independentes relacionadas em todo período do desafio, e modelar matematicamente essas variáveis, (iii) Construir um objeto de aprendizagem “Modelo Interativo” a partir dos dados obtidos, no Excel, (iv) Avaliar o processo didático da proposição a construção do Modelo Interativo, quanto a mobilização na aprendizagem e quanto aos critérios da CAPES de produção técnica e tecnológica. Os objetivos propostos por esse projeto foram executados com sucesso. O desafio foi aceito e adimplido pela comunidade acadêmica, por meio de exercício físicos a alunos do Ensino Fundamental, que implicaram no estudo sobre o conceito físico de “Centro de Massa”. O Modelo Interativo: “Altere seu Centro de Massa!” foi construído, disponibilizado e avaliado pelos professores de Escolas Públicas Municipais, que destacaram suas potencialidades e limitações, a indicar a proposta ao sistema educacional de Recife por seu possível impacto, complexidade, aplicabilidade, inovação e aderência a áreas das Ciências Ambientais, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação