CIANOBACTÉRIAS E POLUIÇÃO DA ÁGUA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ROSA DE FÁTIMA SILVA ATROCH

MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER

Educação – Ensino Fundamental

Engenharia Didática

Eutrofização

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2018

Esta dissertação descreve o processo de elaboração, implementação e validação de uma sequência didática (SD) para explorar o tema “Cianobactérias e poluição da água” com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivos propor uma sequência didática para facilitar a abordagem prática do tema por professores de Ciências para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, testar a SD com os docentes e avaliar a utilização da SD no processo de aprendizagem sobre o tema. Este estudo foi realizado em três escolas estaduais que oferecem o 6º ano do Ensino Fundamental na área urbana do município de Soure, Ilha do Marajó (PA), são elas: Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Edda de Sousa Gonçalves e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gasparino Batista da Silva. As estratégias de ensino usadas para a formulação da SD e alcance dos objetivos de aprendizagem foram pensadas com base no modelo construtivista integrado de Martine Méheut, que está fundamentado nos conceitos de Engenharia Didática. As etapas de elaboração, implementação e validação da SD seguiram de acordo com a seguinte organização metodológica: 1) A análise prévia: para a definição dos objetivos e requisitos da SD foram realizadas observações in loco e aplicação de questionários aos professores. 2) Concepção: etapa de planejamento e revisão das atividades que constituirão a sequência didática. 3) Experimentação, implementação, validação e análise da SD: esta etapa foi dividida em validação e análise com professores, onde a SD foi apresentada aos professores em forma de oficina e avaliada a partir de uma matriz de requisitos pelos cinco professores de Ciências das três escolas estaduais presentes no município de Soure – Marajó – Pará. E experimentação, implementação e validação com alunos com aplicação de um pré-teste e um pós-teste a 43 alunos distribuídos em duas turmas do 6º ano da escola Stella Maris. Os dados foram analisados pelo método qualitativo, sendo possível concluir que a Sequência Didática elaborada foi validada como recurso aplicável às aulas de Ciências no contexto das três escolas estaduais situadas no município de Soure. Para o presente trabalho, que representa o primeiro uso da sequência didática produzida, os resultados mostraram-se satisfatórios. No entanto, não são definitivos, visto que a SD deve ser testada, revista, utilizada e validada futuramente para outros contextos.