CICLO DE INDAGAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAISEM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TÉCNICO


 

 

Autor:

PATRÍCIA ALVES LEITE

 

 

 

Orientador:

RONALDO DE ALMEIDA

 

 

 

Palavras Chaves:

Percepção Ambiental

Ciclo de Indagação

Posturas reflexivas para o Ensino

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2021

Resumo:

 

O presente trabalho é fruto da busca de fundamentos para elaboração de estratégias de ensino em Ciências Ambientais, essa procura passa pela reflexão sobre os problemas ambientais e nas primeiras sondagens para a seleção do grupo amostral, constatou-se resistência por parte dos convidados, despertando o interesse pela percepção ambiental docente diante de seu ambiente laboral. Nesse contexto, surgem as seguintes inquietações: Considerando que a percepção ambiental docente, causa efeitos e impactos que se refletem em sua ação com os discentes, de que forma este estudo poderia colaborar para a inserção de novas ferramentas contribuindo para o exercício da função docente enquanto agente atuante na formação humana? O termo “percepção ambiental” no âmbito desta pesquisa vai ao encontro do conceito introduzido por Marin, a ressignificação visa conhecer além da forma com que o ser humano se mistura com o mundo, compreendendo também como ele vivencia suas concretudes, se relaciona com os problemas e coletivamente tenta construir um pensamento capaz de exprimir seus modos de viver. Este estudo se apoia na estratégia qualitativa de pesquisa e foi executada por meio de uma pesquisa-ação, seu objetivo geral visa a investigação da percepção ambiental docente frente à práxis pedagógica interdisciplinar a partir de uma postura reflexiva baseada no Ciclo de Indagação como proposta metodológica para o Ensino de Ciências Ambientais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus de São Gabriel da Cachoeira. Foram identificados pontos que dificultam às práticas pedagógicas na instituição e o interesse por práxis de ensino em alternância às ações de cunho tecnicista vislumbrando um olhar mais pedagógico. Os participantes da pesquisa contribuíram diretamente na construção do produto educacional que consiste num guia onde se apresentam propostas para práxis pedagógicas, este estudo fornece subsídios para o desenvolvimento de novas versões e aprimoramento da ferramenta didático-pedagógica apresentada.

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