CIÊNCIA CIDADÃ E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: DIAGNÓSTICO DAS CAPACITAÇÕES ONLINE DO PROGRAMA GLOBE 2020

LUCAS RAONI PRADO DE FARIAS

EMERSON JOUCOSKI

Coorientador: RODRIGO ARANTES REIS

Ciência Cidadã

Programa GLOBE

Formação de Professores

Ensino de Ciências Ambientais

Não informada

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2023

O Ensino das Ciências no Brasil não acompanhar os rápidos avanços tecnológicos presentes na sociedade atual. Isso faz com que algumas aulas sejam desenvolvidas através de metodologias arcaicas e que despertam pouco interesse aos olhos dos estudantes. Por isso, cursos de capacitação para professores que apresentem novas tecnologias para o Ensino das Ciências se fazem necessários. Essa pesquisa possui o objetivo de analisar a estratégia das capacitações on-line do Programa GLOBE (Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente, do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment) ocorridas em 2020 como instrumento de formação continuada de professores a partir do uso dos protocolos do GLOBE. Para isso, foi aplicado um questionário a 26 participantes dos cursos e das oficinas de capacitação. A intenção foi descrever como e onde os professores aplicaram os protocolos, analisando o resultado alcançado pelas capacitações. Isso pode desvelar se o processo de formação continuada faz com que projetos do tipo Ciência Cidadã, com o perfil GLOBE, se viabilizem e verificando a aplicabilidade da Ciência Cidadã nas escolas envolvidas. Os resultados encontrados mostram que as capacitações do Programa GLOBE possuem potencialidades de promover uma melhoria no Ensino das Ciências, pois a aplicação das metodologias do Programa GLOBE contribuem na formação da autonomia dos professores, faz cumprir pontos que a BNCC sugere como importantes na aprendizagem científica e aproximam as aulas de Ciências da realidade digital atual.