CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE APLICADAS ÀS TÉCNICAS DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO NO BRASIL


Autor:

EDUARDO EDILSON GONÇALVES DOS SANTOS

 

 

Orientador:

ANDREI DOMINGUES CECHIN

 

 

 

Palavras Chaves:

Técnicas Secretariais

Práticas Sustentáveis

Ciências Ambientais

Sustentabilidade

Secretariado

Brasil

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UNB

 

Ano: 2023

Resumo:

 

Esta pesquisa analisa o potencial de introdução e desenvolvimento de elementos de ciências ambientais e práticas sustentáveis na formação do profissional de Secretariado, e sistematizá-los na forma de um manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas dos profissionais de secretariado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram embasados na pesquisa bibliográfica e exploratória, sob a abordagem quali-quantitativa e utilizado como pressuposto teórico do método da complexidade, interdisciplinaridade e educação ambiental pragmática. Os dados foram coletados através de questionário estruturado no Google Forms, e analisados sob o método da análise de conteúdo da Laurence Bardin. Os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico e superior em secretariado, profissionais de secretariado e os executivos assessorados por esses profissionais. Como principal resultado, mostrou-se a relação dos Rs (repensar, reduzir, reutilizar) da sustentabilidade aplicadas às técnicas secretariais sendo elas: gestão de agenda, gestão de reunião, gestão de viagens; gestão de atendimento, redação de textos administrativos e oficiais, gestão de arquivos, e planejamento e organização de eventos, contribuindo com atitudes mais sustentáveis no ambiente corporativo. O presente trabalho tem como resultado a criação do manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas dos profissionais de secretariado. Conclui-se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – manual, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem na formação de profissionais de secretários como sujeitos ambientalmente responsáveis.

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