CIÊNCIAS AMBIENTAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E A CRIAÇÃO DE GRUPOS AMBIENTAIS ESCOLARES

JONEILTON JOSE ARAUJO

SOLANA MENEGHEL BOSCHILIA

Meio ambiente

Escola

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2023

Atualmente, muito se fala sobre as Ciências Ambientais no currículo da Educação Básica. Nessa linha de ação/preocupação, faz-se refletir: como ensinar Ciências Ambientais de forma eficaz e atrativa ao mesmo tempo? Essa questão perpassa o objetivo desse trabalho, o qual busca responder de que forma os professores da Educação Básica de uma rede particular de ensino compreendem e trabalham os conteúdos das Ciências Ambientais em sala de aula. Para melhor compreender, estudar e analisar o tema proposto, a pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira abordou uma revisão bibliográfica sobre as questões da sustentabilidade, interdisciplinaridade, o ensino de Ciências Ambientais e uma pesquisa com docentes de como compreendem, trabalham e integram os conteúdos das Ciências Ambientais em suas áreas de conhecimentos e componentes curriculares. A pesquisa foi realizada com 46 professores da educação básica de uma rede de ensino privada, presente nas cinco regiões do território nacional. Os educadores lecionavam artes, ciências, educação geral, física, química e biologia. Como metodologia optou-se por um questionário contendo onze perguntas de caráter subjetivo e foram enviadas, através da plataforma Google Forms, ao diretor de ensino da rede, que encaminharam aos docentes. As respostas foram sistematizadas, ordenadas, e posteriormente fez-se a classificação e análise a partir da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009). No segundo capítulo, foi apresentado o produto das estratégias de como criar grupo de jovens nas escolas numa perspectiva ambiental: os GRAMES (Grupos Ambientais Escolares), possibilitando desenvolver ações em relação às problemáticas socioambientais locais. Como conclusão, percebeu-se que esses grupos são instrumentos e espaços concretos que oportunizam os jovens a se conscientizar e conscientizar outros jovens, tornando-se protagonistas no processo de transformação da realidade socioambiental local; tornando-se cidadãos conscientes e críticos em prol de uma sociedade mais justa e ambientalmente mais saudável, sendo os conteúdos trabalhados de forma inter/multidisciplinar, na qual várias áreas do saber se integram para solucionar questões cotidianas.