COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A SENSIBILIZAÇÃO DE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SOLIMARA APARECIDA TERTULIANO

SIMONE FIORI

Coorientador:

JOÃO DEBASTIANI NETO

Educação Ambiental

Metodologia Ativa de Aprendizagem

Sequência Didática

Não Informada

PROFCIAMB UEM

Ano: 2020

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa participante acerca da sensibilização de uma turma de alunos do quinto ano de uma escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Janiópolis – PR. O objetivo desta pesquisa foi investigar o potencial pedagógico de um conjunto de atividades de Educação Ambiental aplicado com os alunos do quinto ano B, da Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira, para sensibilizá-los sobre a importância e prática da coleta seletiva. Neste conjunto de atividades, utilizamos como instrumentos de sensibilização filme, vídeo, palestra, texto literário e oficinas de reciclagem, envolvendo a temática Educação Ambiental, coleta seletiva e reciclagem. A Educação Ambiental é entendida neste trabalho como um processo contínuo de tomada de consciência e aprendizagem de atitudes e valores para atuar na resolução de problemas ambientais. Para verificar se houve uma sensibilização a partir das atividades aplicadas, foi feito a observação e o registro de atividades avaliativas, como questões abertas, produção de cartazes, desenhos e fala dos alunos. Ao término das ações, pudemos constatar que os alunos foram sensibilizados pelas atividades, demonstrando aprendizagens de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O conjunto destas atividades de Educação Ambiental juntamente com o passo a passo para a confecção de objetos ou brinquedos feitos com material reciclável, resultaram em um caderno de atividades, o qual poderá ser utilizado em salas de aula, por outras turmas ou por outros professores, sendo este caderno de atividades o produto educacional da pesquisa.