COMPOSTAGEM APLICADA AO CULTIVO ORGÂNICO DE PIMENTAS DO GÊNERO CAPSICUM COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARCELO DAMIANO

MARIA OLIMPIA DE OLIVEIRA REZENDE

Compostagem
Educação Ambiental
Experimentos de baixo custo
Reciclagem
Sequência Didática

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2020

Diante dos desafios de sustentabilidade lançados nas últimas cinco décadas, entende-se que a educação ambiental deve ser uma matéria que desperte o interesse e permita às pessoas descobrirem o ato de cuidar do mundo, compreendendo o meio ambiente como um tema dinâmico presente na vida escolar. Partindo deste entendimento, o objetivo desta pesquisa foi verificar como a prática de compostagem com alunos do ciclo I do Ensino Fundamental, aplicada à agricultura, mais especificamente ao cultivo orgânico de pimentas Capsicum, pode ser utilizada como recurso didático no ensino de ciências ambientais, contribuindo como gerador de conhecimento e ferramenta para aprendizagem de caráter interdisciplinar. Além disso, este estudo apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática focada no ensino de ciências ambientais. O experimento foi realizado na Escola Estadual Marilene Terezinha Longhim, em São Carlos – SP, com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. Como metodologia, foram realizadas atividades práticas e discussões pertinentes ao tema divididas em módulos, com o intuito de verificação da viabilidade do modelo de investigação e desenvolvimento da Sequência Didática. A avaliação foi por meio de questionário e produção de uma redação ao final. Dessa forma foi possível perceber o impacto das pesquisas com utilização de metodologias ativas no processo de criação das crianças; nas respostas às questões que foram realizadas no processo, na capacidade de solucionar os problemas que surgiram durante a produção e na capacidade de trabalhar em equipe e na evolução do conhecimento adquirido e se relacionando com outras disciplinas. Por fim, o presente trabalho alcançou seu objetivo final, pois, foi possível elaborar, analisar, avaliar e validar uma sequência didática através de técnicas de compostagem e sua utilização na horta escolar, no cultivo de pimentas do gênero Capsicum, identificando o conceito de resíduos, desperdício e reciclagem, desenvolvendo ações educativas de caráter interdisciplinar com o ensino de Ciências Ambientais no Ensino Fundamental I.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação