Autor:
MARCELO DAMIANO
Orientador: MARIA OLIMPIA DE OLIVEIRA REZENDE
Palavras Chaves: Compostagem
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB USP
Ano: 2020 |
Resumo:
Diante dos desafios de sustentabilidade lançados nas últimas cinco décadas, entende-se que a educação ambiental deve ser uma matéria que desperte o interesse e permita às pessoas descobrirem o ato de cuidar do mundo, compreendendo o meio ambiente como um tema dinâmico presente na vida escolar. Partindo deste entendimento, o objetivo desta pesquisa foi verificar como a prática de compostagem com alunos do ciclo I do Ensino Fundamental, aplicada à agricultura, mais especificamente ao cultivo orgânico de pimentas Capsicum, pode ser utilizada como recurso didático no ensino de ciências ambientais, contribuindo como gerador de conhecimento e ferramenta para aprendizagem de caráter interdisciplinar. Além disso, este estudo apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática focada no ensino de ciências ambientais. O experimento foi realizado na Escola Estadual Marilene Terezinha Longhim, em São Carlos – SP, com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. Como metodologia, foram realizadas atividades práticas e discussões pertinentes ao tema divididas em módulos, com o intuito de verificação da viabilidade do modelo de investigação e desenvolvimento da Sequência Didática. A avaliação foi por meio de questionário e produção de uma redação ao final. Dessa forma foi possível perceber o impacto das pesquisas com utilização de metodologias ativas no processo de criação das crianças; nas respostas às questões que foram realizadas no processo, na capacidade de solucionar os problemas que surgiram durante a produção e na capacidade de trabalhar em equipe e na evolução do conhecimento adquirido e se relacionando com outras disciplinas. Por fim, o presente trabalho alcançou seu objetivo final, pois, foi possível elaborar, analisar, avaliar e validar uma sequência didática através de técnicas de compostagem e sua utilização na horta escolar, no cultivo de pimentas do gênero Capsicum, identificando o conceito de resíduos, desperdício e reciclagem, desenvolvendo ações educativas de caráter interdisciplinar com o ensino de Ciências Ambientais no Ensino Fundamental I. |
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