Autor:
ADRIANA DE SOUSA
Orientador: MARIA OLÍMPIA DE OLIVEIRA REZENDE
Palavras Chaves: Educação ambiental Aprendizagem dialógica Aprendizagem significativa Interdisciplinaridade Prática sustentável
Linha de Pesquisa: Não Informada
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB USP
Ano: 2020 |
Resumo:
A sociedade vem se modificando através dos tempos com a produção em massa de bens e um consumo exagerado, sem se preocupar com a natureza e a sustentabilidades do planeta. Diante desse quadro, a escola tem o papel fundamental de formar cidadãos críticos e responsáveis. Este trabalho utiliza o processo de compostagem de resíduos orgânicos escolares como tema gerador para sensibilização ambiental. Utilizou-se uma composteira doméstica, de baldes, e o trabalho foi desenvolvido com uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de São Carlos/SP. O composto foi utilizado como adubo na horta da escola, que foi revitalizada com a participação da comunidade escolar, pais, responsáveis, crianças, avós, voluntários, no sistema de multirão para cuidado e manejo. Utizado também em pequenos vasos como experimento, para cultivo de feijões; diversas atividades prévias como leituras, vídeos, pesquisas, conversas, foram feitas; houve a aplicação de questionários para análise dos conhecimentos prévios dos estudantes, visita ao Sítio São João, que permitiram trabalhar de forma interdisciplinar envolvendo disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes. Os conteúdos puderam ser trabalhados buscando uma prática dialógica e visando a uma aprendizagem significativa, sustentável, participativa, buscando o conhecimento. As crianças participaram do processo de forma ativa e durante o ano foram produzindo texto sobre o aprendizado, anotando as observações realizadas. No final do ano foi feito uma produção de texto individual sobre as aprendizagens durante o ano e deste texto foram selecionadas as palavras que apareceram em relação as questões ambientais abordadas e construídas durante o ano, como compostagem, preservação, sustentabilidade, desperdício, essas palavras foram anotadas, organizadas e apresentadas em forma de gráfico em que pode ser melhor observado e sintetizado o resultado positivo do trabalho, gratificante e satisfatório. Este projeto de atuação permitiu a construção de um produto educacional: Composteira em ambiente escolar – guia de atividades para o ensino de Ciências Ambientais, que foi sendo construido no processo, com as interações, parcerias, vivencias, aprendizados e oportunidades que foram surgindo no decorrer do ano em contínuo movimento foi um processo de escrita para aprender e comunicar. |
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