COMUNICAÇÃO E HUMANIZAÇÃO COMO DINÂMICA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA A FAVOR DA VIDA

Ciências Ambientais

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2021

O foco é compreender o papel do educador como agente de Emancipação Humana a Favor da Vida junto a estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra no município de Guaratuba – Paraná. O tema de interação com os estudantes foca aspectos ambientais ao debater as dimensões de barbárie e emancipação no contexto de vida posta pela realidade social e política na qual esses estudantes vivem. Soma-se a compreensão da emancipação, como referencial de qualidade de vida, manifesta por meio da comunicação interpessoal, ao promover debate para analisar agressividade, passividade e alienação, na comunicação que perpassa o cotidiano juvenil em ambiente escolar. A Emancipação Humana a Favor da Vida nesse trabalho referencia-se em Theodor Adorno na superação da barbárie, e em Leonardo Boff, ao tratar do cuidado e da amorosidade nas relações humanas e também em Paulo Freire, Milton Santos e Ernesto Jacob Keim . A pesquisa debate a ação docente como potencial de expansão vocabular, que resulte na ampliação da criticidade dos estudantes. A comunicação interpessoal com conotação de humanização e emancipação do ser e fazer das pessoas se expressa na medida em que os parceiros compreendem e relatam criticamente o cotidiano e o meio, no qual vivem e interagem considerando os pressupostos das Ciências Ambientais. O processo investigativo como pesquisa bibliográfica interativa, referenciada em postura própria da Fenomenologia Schiller-Goethiana, visa um olhar profundo e interessado pelo outro que se transforma a todo o tempo. Esta pesquisa analisa o discurso oral de grupos de estudantes, estimulados a debater temas ambientais, mediados pela pesquisadora. Também, com entrevista coletiva com docentes, por meio de recursos eletrônicos (plataforma Meet) foram investigados no sentido de compreender a barbárie como elemento presente na forma comunicativa dos estudantes. Com os dados buscou-se consistência argumentativa aos indicadores desenvolvidos na busca teórica, os quais remetem ao cuidado, à emancipação e ao pertencimento, atendendo à finalidade de desafiar os estudantes para a compreensão de como um diálogo desvela o cotidiano. A pesquisa apresenta como resultado, um roteiro de apoio a docentes para verificar em que medida a comunicação, evidencia humanização e emancipação a favor da vida, o que fundamenta o produto final.