CONCEPÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS INOVADORAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GERMANO MACHADO, SÃO FRANCISCO DO SUL, SC

JULIANO FERREIRA DE MORAES

CHRISTIANO NOGUEIRA

Educação ambiental

Relação Ser Humano-Natureza

Concepção do papel docente

Educação-Práticas Inovadoras-Aprendizagem significativa

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2020

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise de como os docentes da Escola Municipal João Germano Machado, no município de São Francisco do Sul – SC, atuam como professores regentes no ensino fundamental – anos finais. O instrumento de pesquisa se deu através de questionário e entrevista não estruturada, com a finalidade de perceber as concepções que os docentes têm de educação ambiental e temas correlacionados. As questões e a entrevista tiveram como base para elaboração os principais conceitos abordados no referencial teórico, os quais constituíram os eixos temáticos. Os conceitos principais abordados na pesquisa foram: relação ser humano natureza; concepção ou não dos espaços de preservação ambiental; trabalho como interação ser humano- natureza; concepções de interdisciplinaridade em relação à educação ambiental; concepção de educação no processo formativo; compreensão de Educação/Escola Inovadora X Escola Tradicional; e concepções de educação ambiental. A partir das respostas dos docentes foi realizada a análise junto aos eixos orientadores. As Unidades de Análise foram obtidas por meio da Análise de Conteúdo, método que analisa as falas obtidas nas respostas das entrevistas. Como resultado das análises foi demonstrada forte ligação dos conceitos e concepções conservadores, embora com sentido inovador, quanto a educação ambiental e as temáticas correlacionadas. Observou se um discurso forte de uma educação ambiental fragmentada, legal e institucionalizada, que está ligada a resolução de problemas locais, que é tida como mera formalidade. Com isto as concepções de educação/escola inovadora, assim como a adoção de espaços diversos de aprendizagem, na prática, prendem-se ao mesmo conceito. A educação ambiental, as relações ser humano-natureza e as contradições ainda são consideradas um a parte, como se o sujeito não fizesse parte desse conjunto.