CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS EM BENJAMIN CONSTANT, AM

LAURY VANDER LEANDRO DE SOUZA

EDILZA LARAY DE JESUS

Práticas Pedagógicas

Estratégias de ensino

Saber Local

Não Informada

Comunidade, saúde e ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2018

O presente trabalho intitulado “Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de Ciências Ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM” objetiva apresentar descrições, reflexões e análises acerca das práticas pedagógicas dos professores da Escola São José onde almejou estudar, a partir da visão dos docentes, as estratégias de ensino que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais, considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem significativa. A partir das informações coletadas, o trabalho intencionou produzir material didático para o Ensino de Ciências Ambientais em uma perspectiva transdisciplinar. O estudo foi realizado mediante pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevista, questionário e oficina envolvendo oito docentes que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º) das diversas áreas do conhecimento. Algumas questões nortearam todo o processo de investigação: Qual a importância que os professores atribuem ao Saber Local nas práticas escolares? Como as Questões Ambientais vêm sendo trabalhadas pelos professores na escola? Que concepção de ensino norteia as práticas pedagógicas dos docentes? Diante disso, a temática foi escolhida com o intuito de conhecer as estratégias didáticas dos docentes no âmbito das questões ambientais, verificando as concepções de ensino, ou seja, os pensamentos acerca da construção do conhecimento que estão orientando suas práticas pedagógicas, analisando como estes relacionam os saberes locais à sua práxis pedagógica e a partir daí, construir, uma proposta de estratégia metodológica com possível diálogo entre o saber local dos comunitários e o currículo prescrito. A investigação mostra a importância que os docentes atribuem ao saber local nas práticas pedagógicas, as concepções de ensino que norteiam sua prática pedagógica refletindo sobre as estratégias de ensino utilizadas e que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais em sala de aula. O produto final gerado expõe de forma didática a proposta de estratégia metodológica, elaborada a partir da visão dos docentes investigados, na forma de Cartilha Pedagógica.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional