CONFORTO TÉRMICO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE METACOGNITIVA COM APLICAÇÃO DA CORTINA TÉRMICA SUSTENTÁVEL


 

Autor:

GISELLY DE ANDRADE ALENCAR CAIRRÃO

 

Orientador:

VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA

 

 

Coorientador:

PATRÍCIA SMITH CAVALCANTE

 

Palavras Chaves:

Calor e temperatura

Sala de aula

Educação Ambiental

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informada

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2019

Resumo:

 

Um dos temas que se relaciona diretamente com a dinâmica escolar é o conforto térmico escolar. Este pode ter implicações tanto na aprendizagem e rendimentos dos alunos. Portanto, este trabalho teve o objetivo de explorar os conceitos de calor e temperatura através de uma análise da adaptação do método do semáforo, MindLab®, para melhorar o conforto térmico da sala de aula com a implantação de uma cortina térmica sustentável. Este estudo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa e o procedimento-técnico adotado foi a pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o Pré-teste pictográfico, a aplicação da adaptação do Método Semáforo MindLab® para diagnóstico ambiental e as etapas da elaboração da Cortina Térmica Sustentável, com fotos e narrativas dos alunos e o Pós-teste avaliativo-questionário. Os sujeitos-alvos foram alunos do 7° b do fundamental de uma escola pública da prefeitura de Recife. O resultado pictográfico demonstrou que os alunos
apresentaram certa dificuldade para diferenciar conceitualmente o calor da temperatura. A adaptação do método semáforo do MindLab® mostrou que foi possível fazer transcendências para além do próprio jogo, conseguiu fazer a adaptação para a realização de um diagnóstico ambiental, onde prever a análise do contexto, as possíveis soluções para o problema e a melhor implementação de ação. A construção da cortina térmica sustentável, feita de caixa de leite, resultou na diminuição do ofuscamento da luz solar nos cadernos dos alunos, redução da temperatura de 30°C para 28,6°C e da umidade de 85% para 66%, proporcionando um melhor conforto térmico na sala de aula, devido ao processo de evaporação da sudorese. Através da aplicação do Pós-teste avaliativo de aprendizagem foi possível verificar o “crescimento ou desenvolvimento conceitual” dos estudantes diante dos conceitos de calor e temperatura. Dessa forma, esta pesquisa proporcionou uma aprendizagem significativa nos alunos através de uma
inovação didática pedagógica baseada em problemas reais inseridos no próprio ambiente escolar, incentivou o protagonismo social do alunado e contribuiu para a sustentabilidade com soluções economicamente viáveis.

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