Autor:
GISELLY DE ANDRADE ALENCAR CAIRRÃO
Orientador: VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
Coorientador: PATRÍCIA SMITH CAVALCANTE
Palavras Chaves: Calor e temperatura Sala de aula Educação Ambiental
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informada
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2019 |
Resumo:
Um dos temas que se relaciona diretamente com a dinâmica escolar é o conforto térmico escolar. Este pode ter implicações tanto na aprendizagem e rendimentos dos alunos. Portanto, este trabalho teve o objetivo de explorar os conceitos de calor e temperatura através de uma análise da adaptação do método do semáforo, MindLab®, para melhorar o conforto térmico da sala de aula com a implantação de uma cortina térmica sustentável. Este estudo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa e o procedimento-técnico adotado foi a pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o Pré-teste pictográfico, a aplicação da adaptação do Método Semáforo MindLab® para diagnóstico ambiental e as etapas da elaboração da Cortina Térmica Sustentável, com fotos e narrativas dos alunos e o Pós-teste avaliativo-questionário. Os sujeitos-alvos foram alunos do 7° b do fundamental de uma escola pública da prefeitura de Recife. O resultado pictográfico demonstrou que os alunos |
|