Autor:
LUCIANE GODOY BONAFINI
Orientador: HELENA MIDORI KASHIWAGI
Palavras Chaves: Educação Ambiental Escola do Campo Agente Ambiental
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Comunidade, Saúde e Ambiente
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2019 |
Resumo:
Essa pesquisa foi realizada em Amparo, uma comunidade de pescadores, localizada na baía de Paranaguá, no Estado do Paraná. A partir da observação verificou-se algumas fragilidades na forma de uso dos recursos naturais disponíveis e o modo de vida dos que vivem naquele território. Tais fragilidades referem-se a falta de valorização do meio ambiente e da história local. Dessa forma, buscou-se a conscientização ambiental dos moradores, partindo-se por meio de ações de educação ambiental da Escola para a Comunidade. O objetivo geral dessa investigação foi desenvolver ações de conscientização e Educação Ambiental na Escola para aplicar na comunidade. Como fundamentação teórica recorremos a história da educação ambiental e a política pública nacional sobre Educação Ambiental que norteou as adequações do Projeto Pedagógico de Curso das Escolas, em especial, o das Escolas do Campo, objeto desse estudo. Aprofundou-se também na legislação ambiental nas esferas federal, estadual e municipal para se conhecer a realidade e as restrições ambientais, nas quais Amparo está inserida. Com base na metodologia de problematização de Charles Maguerez estruturou-se a pesquisa utilizando-se os aportes da metodologia da pesquisa-ação-participante, metodologia dos temas geradores de Paulo Freire e metodologia de aprendizagem por projetos. |
|