CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PARTINDO DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE

Comunidade, Saúde e Ambiente

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

Essa pesquisa foi realizada em Amparo, uma comunidade de pescadores, localizada na baía de Paranaguá, no Estado do Paraná. A partir da observação verificou-se algumas fragilidades na forma de uso dos recursos naturais disponíveis e o modo de vida dos que vivem naquele território. Tais fragilidades referem-se a falta de valorização do meio ambiente e da história local. Dessa forma, buscou-se a conscientização ambiental dos moradores, partindo-se por meio de ações de educação ambiental da Escola para a Comunidade. O objetivo geral dessa investigação foi desenvolver ações de conscientização e Educação Ambiental na Escola para aplicar na comunidade. Como fundamentação teórica recorremos a história da educação ambiental e a política pública nacional sobre Educação Ambiental que norteou as adequações do Projeto Pedagógico de Curso das Escolas, em especial, o das Escolas do Campo, objeto desse estudo. Aprofundou-se também na legislação ambiental nas esferas federal, estadual e municipal para se conhecer a realidade e as restrições ambientais, nas quais Amparo está inserida. Com base na metodologia de problematização de Charles Maguerez estruturou-se a pesquisa utilizando-se os aportes da metodologia da pesquisa-ação-participante, metodologia dos temas geradores de Paulo Freire e metodologia de aprendizagem por projetos.
As ações foram realizadas por meio de projetos de Educação Ambiental e aplicadas nas aulas de Ciências Ambientais e demais disciplinas. A partir dessas ações a ideia foi formar agentes ambientais mirins com a função de serem multiplicadores dos saberes locais e das atitudes de cidadania para seus familiares e moradores da comunidade. Nos momentos de interação entre escola e comunidade procurou-se trabalhar a consciência em educação ambiental para que no futuro as problemáticas ambientais locais fossem reduzidas ou eliminadas. O trabalho com o ensino das Ciências Ambientais por meio de ações de Educação Ambiental na escola do Campo Amparo possibilitou a conscientização dos alunos, de pais dos alunos e dos moradores locais que se dispuseram em participar das ações de melhorias para a qualidade de vida local. Como produto dessa pesquisa elaborou-se um “Protocolo de aplicação de atividades para professores da Educação do Campo”, com foco na formação de agentes ambientais mirins.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional