CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DA COMUNIDADE GUADALUPE EM TABATINGA/AM

ANA CLÁUDIA FERREIRA OLÍMPIO

EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER

Transformações de paisagens e topofilia

Acesso e uso da água

Estratégias de conservação das águas

Material didático transdisciplinar

Jogo de tabuleiro

Não Informada

Comunidade, saúde e ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2018

As questões relacionadas à conservação das águas tornaram-se um dos temas mais discutidos nas últimas décadas, devido à crise observada no abastecimento de água. As ações antrópicas e o aumento populacional em áreas urbanas têm sido apontadas como algumas das principais ameaças à disponibilidade de água segura para o consumo humano, pois têm causado a contaminação e degradação das águas de rios e igarapés. A preocupação com a degradação das águas tem chamado a atenção do mundo para a Amazônia, onde está localizada a maior Bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica. Em escala regional, os rios da Bacia Amazônica são relativamente livres de contaminação oriundas de fontes tanto domésticas, quanto industriais e agrícolas. No entanto, em escala local, são importantes as contaminações recorrentes da urbanização, já que nas cidades da região norte do Brasil apenas 4,5% das águas servidas à população são tratadas. É comum, em muitas cidades da Amazônia o lançamento de esgotos sanitários direto nos rios,sem o tratamento adequado, tornando evidente a necessidade de pesquisas e ações que contribuam para a conservação de rios e igarapés da região. Diante desses fatos, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa, buscando conhecer como moradores urbanos, que vivem às margens do maior afluente do rio Amazonas, o Solimões, percebem o acesso, o uso e a conservação das águas em escala local. A pesquisa foi realizada utilizando-se o Estudo de Caso,tendo como área de estudo a comunidade denominada Guadalupe, localizada no município de Tabatinga, estado do Amazonas, à margem direita do igarapé Santo Antônio e à margem esquerda do rio Solimões, maior afluente do rio Amazonas.O desenvolvimento da pesquisa, teve como principal objetivo a elaboração de um jogo de tabuleiro, o qual pode ser utilizado como material didático, com o fim de promover a sensibilização para o uso racional e a prática da conservação das águas entre estudantes da educação básica e, consequentemente, entre as famílias dos estudantes.