CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O RIO LENÇÓIS (LENÇÓIS – BAHIA)

DINALÉIA ARAUJO DA SILVA

ALEXANDRE CLISTENES DE A. SANTOS

Coorientador:

CARLOS CESAR UCHÔA DE LIMA

Percepção

Transformação

Socioambiental

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

O presente estudo averiguou através de uma intervenção pedagógica, a percepção ambiental dos alunos do Fundamental II, da Escola Municipal Horácio de Matos, e teve como objeto de estudo o Rio Lençóis, situado no município de Lençóis – Bahia. Foi analisada a relação deste rio com a cidade, bem como a perspectiva ambiental dos alunos, quanto ao conceito cultural, social e econômico deste rio. Com isso, o principal objetivo dessa pesquisa, após a avaliação da percepção ambiental dos alunos, foi a construção de um “Manual de Visitação Pedagógica ao Rio Lençóis” para professores e estudantes sobre o Rio Lençóis, com o fim de promover em nossos alunos uma consciência crítica acerca das questões ambientais. A pesquisa consistiu em três momentos, utilizando procedimentos metodológicos que contribuíram para uma percepção socioambiental através de práticas e saberes pedagógicos. No primeiro momento apresentou-se uma revisão da literatura, fornecendo informações sobre os temas abordados na pesquisa. Em seguida, já com os alunos, tivemos momentos em que abordamos as temáticas: rios, consciência ambiental, a importância do Rio Lençóis e sua relação com a comunidade. Para o terceiro momento foram apresentados contribuições com a construção do Produto Educacional que foi o “Manual de Visitação Pedagógica ao Rio Lençóis”. Na coleta de dados foram realizados questionários, com o intuito de averiguar os aspectos relacionados com as percepções ambientais locais, aplicados para 42 estudantes das turmas do 8º e 9º ano. Os resultados mostram que, embora nossos alunos tenham noção da importância de preservar o meio ao qual estão inseridos, a percepção ambiental desses estudantes ainda é fragmentada em referência aos conceitos que envolvem a Educação Ambiental. Há uma necessidade da escola trabalhar questões ambientais atreladas a problemas ambientais de forma contínua e em conjunto entre todos os envolvidos. O estudo da percepção ambiental torna-se importante e essencial para compreender as inter-relações da comunidade com o seu ambiente e serve como instrumento para o planejamento de uma educação ambiental consolidada.