CONSTRUIR A EXPERIÊNCIA COMO RECURSO PARA AÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA NATUREZA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

GISLAINE DE MELO SEIBERT

MANOEL FLORES LESAMA

FLÁVIA FAZION

Formação Docente

Sequência Didática

Ecopedagogia

Trabalho Coletivo Docente

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2019

Na educação os termos natureza/cultura na dimensão da vida, tem sido objeto de constante debate com diferentes argumentos ao longo das décadas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca alternativas para ir além da terminologia. Propusemos uma sequência didática a três professoras de uma escola municipal de período integral. No que diz respeito à abordagem teórica, fundamentamos a pesquisa na teoria histórico/cultural e no desenvolvimento humano proposto por Vigotski. Utilizamos alguns conceitos da teoria epistemológica da Clínica da Atividade com o propósito de contribuir para a formação e o trabalho coletivo dos professores da Educação Básica. Para tanto, a metodologia utilizada é embasada na pesquisa participante, a qual nos conduziu na organização de ações ecopedagógicas, que visam a interação com a natureza frente a ação das culturas junto ao ensino das ciências ambientais. Com o intuito de refinar esse debate no aspecto do trabalho docente, embasamos no quadro teórico metodológico de (BRONCKART, 2008), no qual referencia o agir humano com ênfase na linguagem. Este pressuposto teórico, serviu de fio condutor para análise e interpretação dos dados. Sendo assim, temos como lócus a Escola Municipal Primavera, situada em Pontal do Paraná no litoral paranaense, com uma proposta de formação dos professores do Ensino Fundamental I. A pesquisa, em sua parte de ações práticas, se deu com a organização de atividades ecopedagógicas por intermédio da Sequência Didática. Para realização do trabalho, foram disponibilizados artefatos para as professoras por meio de proposições educativas, as quais já foram aplicadas a partir dos encontros de formação iniciados com as professoras em junho/2018. Logo, o princípio norteador de elaboração dessas ações ecopedagógicas, está pautado na construção coletiva do conhecimento, junto aos anseios e necessidades de todos os envolvidos nesse processo educativo.