CONSUMO DOMÉSTICO D’ÁGUA POR MEIO DE JOGO EDUCACIONAL


 

Autor:

RUAN ALEX COLARES DA SILVA

 

 

 

Orientador:

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

 

 

 

Palavras Chaves:

ODS 6

Economia

Recursos hídricos

Gamificação

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologia

 

Projeto Estruturante:

Tecnologias e Mídias na Educação

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A sociedade moderna tem convivido cada vez mais com as consequências dos impactos causados pela ação do homem no meio ambiente, frentes de debate e ação se formaram de forma global e localmente, tentando penetrar todas as esferas da sociedade, dos anos iniciais das escolas até as mais altas cúpulas governamentais e industriais. A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, não apenas prevendo ou gerando modelos que ajudem a prevenir catástrofes, mas também levando conhecimento e interconectando pessoas e lugares, revolucionando a forma de interagir, de ensinar e aprender. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que sirva de apoio ao processo de ensino-aprendizagem das ciências ambientais, utilizando uma adaptação da Metodologia NAVE para o escopo desta pesquisa O jogo teve a participação de alunos do curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na ideação e foi validado por discentes do curso Técnico de Nível Médio em Informática por meio de atividade prática e posterior avaliação por formulário. O jogo retratou o consumo de água nas residências, ampliando a visão e promovendo a sensibilização e engajamento em relação ao uso da água, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem da água. O jogo está disponível gratuitamente, esperamos que esta ferramenta possa contribuir para o ensino das ciências ambientais, despertando uma nova visão frente aos problemas ambientais trabalhados desenvolvidos no jogo.

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