Autor: RUAN ALEX COLARES DA SILVA
Orientador: KÁTIA VIANA CAVALCANTE
Palavras Chaves: ODS 6 Economia Recursos hídricos Gamificação
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e Tecnologia
Projeto Estruturante: Tecnologias e Mídias na Educação
Instituição: PROFCIAMB UFAM
Ano: 2023 |
Resumo:
A sociedade moderna tem convivido cada vez mais com as consequências dos impactos causados pela ação do homem no meio ambiente, frentes de debate e ação se formaram de forma global e localmente, tentando penetrar todas as esferas da sociedade, dos anos iniciais das escolas até as mais altas cúpulas governamentais e industriais. A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, não apenas prevendo ou gerando modelos que ajudem a prevenir catástrofes, mas também levando conhecimento e interconectando pessoas e lugares, revolucionando a forma de interagir, de ensinar e aprender. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que sirva de apoio ao processo de ensino-aprendizagem das ciências ambientais, utilizando uma adaptação da Metodologia NAVE para o escopo desta pesquisa O jogo teve a participação de alunos do curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na ideação e foi validado por discentes do curso Técnico de Nível Médio em Informática por meio de atividade prática e posterior avaliação por formulário. O jogo retratou o consumo de água nas residências, ampliando a visão e promovendo a sensibilização e engajamento em relação ao uso da água, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem da água. O jogo está disponível gratuitamente, esperamos que esta ferramenta possa contribuir para o ensino das ciências ambientais, despertando uma nova visão frente aos problemas ambientais trabalhados desenvolvidos no jogo. |
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