CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA: USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

História em quadrinhos

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2020

A água mostra-se cada vez mais como um recurso natural finito e vital à existência humana, pois é substância que participa da maioria dos processos naturais e industriais. As atuais estimativas de uso e consumo inadequado desse recurso, considerando o desperdício e a contaminação, revelam que em poucos anos o mundo enfrentará um déficit significativo no abastecimento de água. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Informação e Saneamento, o desperdício no país está em torno de 38% de água tratada, em algumas regiões como Norte e Nordeste, índice esse que pode ultrapassar os 50%, além da contaminação dos rios e lagos que concorrem para aumentar esse estresse hídrico. Neste sentido, a pesquisa se propõe a contribuir de forma significativa para o ensino das Ciências Ambientais no que se refere a temática da água tendo como objetivo geral propor uma Sequência Didática (SD) para a abordagem do tema “Consumo Racional da Água Potável” para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem com professores e alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental realizado na E.E.E.F.M. Izabel dos Santos Dias em Icoaraci, distrito do município de Belém – PA. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, sendo utilizada para a coleta de dados a entrevista semiestruturada para gestores e coordenadores da escola e questionários estruturados para professores e alunos. A presente pesquisa foi baseada na concepção de aprendizagem que se orienta numa abordagem Histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir do Socio- interacionismo de Lev Vygotsky e na proposta metodológica de ensino por meio de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly. Os resultados finais apontaram para a necessidade de estimular os alunos a pensarem sobre o meio ambiente como extensão de sua vida e que suas ações individuais e coletivas interferem diretamente nesse processo de preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Deve-se tratar a água como elemento natural, finito e fundamental para a sobrevivência, tendo o cuidado para não desperdiçar este recurso na prática diária, favorecendo seu consumo racional. Conclui-se que a Sequência Didática de fato é um produto educacional eficiente para abordar o tema do consumo racional da água, assim como outros temas no espaço escolar do Ensino Fundamental; além de se constituir uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, o que auxilia também os professores no trabalho com o currículo escolar, visando este diálogo Escola X Comunidade, pois contribui no sentido de fazer uma correlação e associar as problemáticas vivenciadas cotidianamente, quer do saneamento básico, da violência, do uso indevido da água ou de sua cultura, dentro de um contexto maior de mundo que envolve vários fatores socioambientais e socioculturais no processo de ensino-aprendizagem dos discentes e docentes que atuam na Educação Básica no País..