CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA: SUBSÍDIOS À APRENDIZAGEM DE QUÍMICA A PARTIR DE AULAS DE CAMPO

LUCIANO REDONDO MENDES DE ALMEIDA

MARIA OLIMPIA DE OLIVEIRA REZENDE

Aulas de Campo
Currículo Ensino de Química- São Paulo
Ensino de Ciências Ambientais
Ensino de Química
Pedagogia da Presença
Sítio São João

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2020

A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para favorecer a aprendizagem de Química por meio de aulas de campo no Sítio São João, compreendido como um “laboratório ao ar livre”, tendo como tema a percepção da água, tipos de solos e seu manejo, biodiversidade, alimentação saudável, importância da floresta para a agricultura; demanda bioquímica de oxigênio (DBO); sistema de horta agroflorestal e horticultura convencional. Os sujeitos da pesquisa são estudantes da única escola pública do município de Torrinha – SP, na faixa etária de 15 e 16 anos, provenientes da zona urbana e rural. As atividades foram elaboradas para e com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Química, de acordo com a regulamentação da grade curricular do estado de São Paulo para o ensino médio. A técnica escolhida foi a pesquisa ação, constituída por visita ao sítio, e posterior aplicação de questionário para verificação da aprendizagem do aluno. Foram aplicados dois questionários (testes e questões objetivas). O primeiro foi para avaliar os conhecimentos prévios dos educandos sobre os temas abordados durante a visita ao Sítio São João. O segundo questionário avaliou o aprendizado depois da visita. Os questionários aplicados foram fundamentados nos temas e nas atividades vivenciadas durante a visita ao sítio. Os resultados obtidos mostram que houve uma melhora significativa no aprendizado, favorecendo a construção do conhecimento integral com a integração dos conteúdos curriculares envolvidos. A cartilha, produto educacional gerado, visa auxiliar os professores do estado de São Paulo que ministram aulas na área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, no ensino médio, especificamente a disciplina de química, a contextualizarem os conteúdos contemplados pelo Currículo do estado de São Paulo, a partir de visitas ao Sítio São João.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação Produto Educacional